Vestibulares
Vestibular da UFGD paraTeko Arandu e Pedagogia Indígena será no domingo
Exame é exclusivo para indígenas das etnias Guarani ou Kaiowá, nas cidades de Dourados e Amambai
Sexta-feira, 13 Setembro de 2024 - 17:52 | Redação
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) publicou a convocação dos candidatos para o vestibular dos cursos de Licenciatura Intercultural Indígena – Teko Arandu e em Pedagogia Intercultural Indígena. Este processo seletivo (PSIN-2025) é exclusivo para indígenas das etnias Guarani ou Kaiowá, e as provas serão aplicadas neste domingo (15/09), nas cidades de Dourados e Amambai.
O processo de seleção contará com uma redação em guarani e outra em língua portuguesa, além de uma prova objetiva com 25 questões e uma prova oral em guarani. As questões objetivas abordarão ciências humanas, legislação indigenista, território e educação, matemática e ciências da natureza. As provas de redação e objetiva ocorrerão pela manhã, com abertura dos portões às 7h15 e fechamento às 8h. Já a prova oral em guarani será no período vespertino, com abertura dos portões às 13h15 e fechamento às 14h. O candidato que chegar ao local da prova após o horário de fechamento dos portões, não poderá entrar, ficando automaticamente eliminado deste processo seletivo.
Em Dourados, as provas serão realizadas na Faculdade de Direito e Relações Internacionais (FADIR), localizada na Rua Quintino Bocaiúva, nº 2.100, esquina com a Rua Manoel Santiago, no Jardim da Figueira. Em Amambai, as provas ocorrerão na Escola Estadual Dom Aquino Correa, situada na Rua Marechal Floriano Peixoto, nº 2.142, na Vila Cruzeiro. No total, 468 vestibulandos participarão deste processo seletivo, sendo 182 candidatos em Dourados e 286 em Amambai.
É muito importante que os candidatos leiam todo o edital de convocação para verificar os documentos necessários para identificação e os itens permitidos no local de prova, como por exemplo a caneta, que deve ser esferográfica de material transparente de tinta preta ou azul escura. Para acessar o documento, CLIQUE AQUI.
Sobre os cursos - A Faculdade Intercultural Indígena (FAIND/UFGD) oferece o curso de Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu, voltado à formação de professores indígenas das etnias Guarani e Kaiowá, conferindo grau em Licenciatura Plena em Educação Intercultural, com habilitações em quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza. A graduação é oferecida pela metodologia de alternância, com atividades de ensino tanto na universidade quanto nas aldeias e escolas indígenas.
Além disso, é oferecido o curso em Pedagogia Intercultural Indígena, também pela metodologia da alternância, conferindo o grau de Licenciado ao egresso. Este vestibular está selecionando os estudantes para a primeira turma da Pedagogia Intercultural Indígena. Cada um dos cursos oferece 70 vagas e o tempo mínimo para conclusão de cada um é de quatro anos e meio.
Confira o edital e todos os detalhes sobre este processo seletivo na página: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/licenciatura-indigena-teko-arandu/psin-2025.
Mais informações - Em caso de dúvidas sobre as inscrições no vestibular, entre em contato com o Centro de Seleção pelo WhatsApp (67) 99332-4046, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (67) 3410-2840. Caso as dúvidas sejam sobre as matrículas, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (67) 3410-2820 / 2825 / 2826.
Últimas Notícias
- Dourados - 10:11 Menino de 6 anos é agredido a pauladas pelo irmão
- Acidente - 09:51 Identificadas as vítimas mortas em acidente na BR-376
- Feriado - 09:39 Comércio de Campo Grande irá funcionar normalmente durante feriado
- Furto - 09:22 Vídeo: Família procura por cadela da raça spitz alemão, furtada em frente de casa
- Saúde - 09:12 Hospital da Capital terá semana voltada para prevenção do câncer de mama
- Eleições 2024 - 09:00 Saiba a atribuição do prefeito e como fiscalizar o seu representante
- Eleições 2024 - 08:40 Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella Nardoni, conquista cadeira na Câmara de SP
- Eleição - 08:20 Leniel Borel, pai do menino Henry, está entre os vereadores mais votados do Rio
- Eleições 2024 - 08:08 Não foi votar? Saiba como justificar ausência nas eleições municipais
- Eleições - 07:50 Primeiro turno teve 515 prisões por crimes eleitorais