Cursos
UFGD abre vagas para cursos de Educação Inclusiva e Educação Quilombola
Oferta desses cursos faz parte do compromisso da UFGD com a promoção da equidade na formação de educadores
Sábado, 30 Novembro de 2024 - 16:50 | Redação

Está aberto o período de inscrição para vagas remanescentes em duas licenciaturas na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD): Educação Especial Inclusiva, com 33 vagas, e Educação Escolar Quilombola, com 22 vagas. A oferta desses cursos faz parte do compromisso da UFGD com a promoção da equidade na formação de educadores.
Os cursos serão ofertados em uma única turma, no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR - EQUIDADE). As aulas serão presenciais, com duração de quatro anos, de fevereiro de 2025 a dezembro de 2028. O curso de Educação Especial Inclusiva funcionará no período noturno, enquanto a Educação Escolar Quilombola será conduzida na modalidade de Pedagogia da Alternância.
As inscrições serão recebidas em fluxo contínuo, de 25 de Novembro de 2024 até o dia 31 de Janeiro de 2025.
As pessoas que concluíram o ensino médio, as pessoas com deficiência e os professores ou profissionais da educação básica podem fazer a inscrição no curso de Educação Especial Inclusiva. Já para o curso de Educação Escolar Quilombola, podem se candidatar as pessoas quilombolas ou negras (pretas e pardas) que tenham concluído o ensino médio, professores que atuam com estudantes quilombolas, ou professores quilombolas ou negros que trabalhem na rede pública de ensino.
Estudantes quilombolas, negros, indígenas, moradores do campo, pessoas surdas ou do público-alvo da educação especial matriculados nos cursos terão direito a uma bolsa mensal de R$ 700.
O PARFOR é uma iniciativa do governo federal voltada para a qualificação de docentes que atuam na educação básica, especialmente aqueles que ainda não possuem formação de nível superior ou que necessitam complementar sua formação pedagógica.
O programa busca atender às demandas específicas de diferentes contextos educacionais, como escolas do campo, quilombolas, indígenas e de educação especial, promovendo a oferta de cursos de licenciatura e programas de formação continuada em parceria com universidades públicas. A proposta do PARFOR é contribuir para a melhoria da qualidade da educação no país, ampliando o acesso à formação adequada e alinhada às necessidades dos professores e das comunidades atendidas.
Acesse a página com todas as informações sobre o curso e sobre a inscrições, em: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/parfor-equidade/parfor-2025. Dúvidas e informações sobre o PARFOR podem ser enviadas para e-mail: [email protected] e [email protected].
Últimas Notícias
- Saúde Pública - 17:01 Sábado tem plantão de vacinação em dois pontos da Capital
- MPMS - 16:52 Homem que matou colega após recusa de carona é condenado a 17 anos
- GARRAS - 16:30 Foragido enfrenta a polícia e acaba morto em Corguinho
- Nacional - 16:10 Usuários do Gov.br serão avisados para ampliar segurança das contas
- Combate a corrupção - 15:50 Lula veta redução de pena para crime de lavagem de dinheiro
- PRF - 15:32 Condutor é preso transportando diversas drogas em Miranda
- Arte - 15:05 Mais artistas moldam suas mãos na calçada da memória em Bonito
- Católicos - 14:50 Casamento Comunitário unirá 45 casais neste sábado na Capital
- Amplavisão - 14:41 Eleições 2022 não terminaram, eleições de 2026 começaram, por Manoel Afonso
- Violência contra a mulher - 14:20 Autor do 20º feminicídio no MS morre na Capital