Cursos
IFMS está com inscrições em cursos gratuitos para jovens e adultos
Oferta é de 320 vagas em cursos técnicos nas áreas de Administração, Agricultura, Manutenção e Suporte em Informática, Marketing e Zootecnia. Inscrições seguem até 4 de dezembro
Quinta-feira, 16 Novembro de 2023 - 13:09 | Redação

Seguem abertas até 4 de dezembro as inscrições para cursos técnicos para jovens e adultos, com oferta de vagas nos campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) nos municípios de Aquidauana, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã.
São 320 vagas gratuitas, com ingresso no 1º semestre letivo de 2024. São 160 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja) - para quem tem mais de 18 anos e ensino fundamental completo - e 160 vagas para cursos técnicos subsequentes, destinados a quem já concluiu o ensino médio.
Os cursos ofertados são de Administração e Manutenção e Suporte em Informática (Proeja); Agricultura, Marketing e Zootecnia (Subsequente).
Todas as regras do processo seletivo estão disponíveis nos editais, publicados na Central de Seleção do IFMS.
Inscrições - São gratuitas e, para ingresso o primeiro semestre, devem ser feitas até 4 de dezembro, na Página do Candidato da Central de Seleção ou presencialmente.
Quem não tiver acesso à internet pode comparecer à Central de Relacionamento (Cerel) do campus e solicitar auxílio para fazer a inscrição. Confira os endereços e horários de atendimento das unidades do IFMS.
No ato da inscrição, é preciso informar dados pessoais, curso e turno escolhido e, ainda, se irá concorrer pelas vagas ofertadas em ampla concorrência ou por ações afirmativas (cotas). Ao final da inscrição, o candidato receberá um e-mail de confirmação no endereço eletrônico cadastrado.
No dia 22 de novembro serão realizadas reuniões de apresentação em cada campus do IFMS onde há oferta de vagas, para que os interessados conheçam os cursos e obtenham auxílio na realização da inscrição.
A seleção será feita por sorteio eletrônico, previsto para 14 de dezembro. O resultado final e a convocação da primeira chamada, em ambos editais, estão previstos para 10 de janeiro de 2024.
Já as aulas do primeiro semestre estão previstas para iniciarem no dia 7 de fevereiro.
Cotas - Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.
Os cotistas aprovados nos processos seletivos deverão comprovar essa condição no ato da matrícula. Os que não fizerem a comprovação serão reclassificados em lista de espera.
Mais informações podem ser obtidas no e-mail [email protected].
Vagas - Confira os cursos e vagas ofertadas para o 1.º semestre de 2024:
Cursos Técnicos Integrados ao ensino médio (Proeja) - Edital nº 87/2023
| Campus | Curso Técnico | Turno | Vagas |
| Aquidauana | Administração | Noturno | 40 |
| Corumbá | Manutenção e Suporte em Informática | Noturno | 40 |
| Dourados | Administração | Noturno | 40 |
| Naviraí | Manutenção e Suporte em Informática | Noturno | 40 |
Cursos Técnicos subsequentes - Edital nº 86/2023
| Campus | Curso Técnico | Turno | Vagas |
| Dourados | Marketing | Noturno | 40 |
| Naviraí | Agricultura | Noturno | 40 |
| Nova Andradina | Zootecnia | Matutino | 40 |
| Ponta Porã | Agricultura | Noturno | 40 |
Segundo semestre - Os editais publicados hoje também trazem as vagas que serão ofertadas no segundo semestre de 2024. Serão 40 vagas em cursos subsequentes e 200 na Educação de Jovens e Adultos. A oferta do segundo semestre será para os campi Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Jardim e Três Lagoas.
As inscrições serão abertas em abril, com aulas previstas para começar em julho.
Texto originalmente publicado em https://www.ifms.edu.br/noticias/2023/inscricoe
Últimas Notícias
- Tempo - 16:50 Diante de alerta climático em MS, Energisa reforça cuidados com a eletricidade
- Dourados - 16:28 Vídeo: Piloto é preso por participação em tentativa de homicídio
- "Dia do Caçador" - 16:16 Traficante é preso após tentar atropelar policial em Bataguassu
- Meio Ambiente - 15:45 Base florestal em MS deve crescer 40% até 2028
- Oportunidades - 15:25 Investimento social de empresas e instituições cresceu 19,4% em 2024
- Museus - 15:07 Sistema de Museus amplia cadastro e fortalece rede de memória em MS
- Tentativa de homicídio - 14:57 Mulher escapa de "tribunal do crime" e quatro são presos em MS
- Nova Andradina - 14:32 Sobrevivente do acidente na MS-480 recebe alta de hospital
- Pescaria - 14:00 Aos 13 anos, menino pesca super pintado em MS
- Economia - 13:50 Agência da Energisa abre neste sábado para negociação de contas em atraso

