Trânsito
Último dia de 2021 teve 34,5% acidentes de trânsito registrados on-line
Apenas ocorrências sem vítimas podem ser registradas pela Internet
Quinta-feira, 06 Janeiro de 2022 - 09:56 | victoria oliveira

Os acidentes de trânsito em Mato Grosso do Sul que não envolvam vítimas podem ser registrados on-line, e é justamente essa funcionalidade usada por muitos residentes e visitantes do Estado nas comemorações de final de ano para registrar acontecimentos no trânsito. Conforme dados do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPTran), o último dia de 2021 possui mais de 90 casos registrados pela rede.
Ao todo, das 264 ocorrências de trânsito registradas entre os dias 20 a 31 de dezembro, 91 - equivalente a 34,4% dos registros - foram feitas pela internet. Desde 2019, ano em que o sistema foi implantado, a população tem buscado cada vez mais o serviço, apontam dados do BPTran.
O acidente de trânsito sempre traz transtorno para os envolvidos, já que ninguém espera ou se prepara para o ocorrido. Essas situações acarretam sempre em atrasos em compromissos ou mudanças na rotina, nem sempre agradáveis. O Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito (BOAT) online vem para auxiliar o processo. Ele é disponível, no entanto, apenas apenas para acidentes sem vítimas.

Apesar da boa adesão, muita gente ainda não sabe que o serviço existe, ou não sabe como buscá-lo e é sempre bom estar ciente de quando, onde e como confeccionar um boletim de ocorrências de acidente de trânsito pela internet, sem afetar os compromissos do dia-a-dia.
Envolvidos em ocorrências sem vítimas no trânsito podem acessar o site da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul pelo navegador do computador. O serviço não está disponível pelo celular. Na home page do site da PM, a opção a ser selecionada para o registro da ocorrência é a Boletim On-line de Trânsito.
Cadastro no BOAT - Após clicar em "Boletim On-line de Trânsito", o internauta será direcionado à página do BOAT. Uma tela de recomendações será aberta, é necessário ler com atenção antes de clicar em "Fechar".

Antes de fazer o registro é necessário se cadastrar no sistema, clicando no botão "Entrar", no canto superior da tela e, posteriormente, em "Não Tenho Cadastro". Durante o preenchimento, atente-se para os preenchimentos automáticos e siga com atenção.
Após preencher os campos, selecione a frase em azul no rodapé da página e, depois, em "Confirmar Leitura". Depois desses procedimentos, finalize o cadastro e o sistema irá emitir um alerta de “Cadastro Efetuado Com Sucesso”.
Registro - Com o cadastro efetuado, o usuário será reencaminhado à página inicial, e poderá acessar o BOAT com CPF e Senha para a confecção do boletim. Já no sistema, clique na opção "Registrar Acidente de Trânsito", em destaque. O internauta será direcionado à outra página, leia com atenção os itens e selecione os campos informados.
Logo após, vem a hora de confirmar se o acidente ocorreu em Campo Grande, selecionado a opção “Perímetro Urbano”. Depois disso, será oferecido contatos para esclarecimento de dúvidas referentes ao registro, clique em “OK” e continue. Em outra aba, será confirmado se o fato se trata de acidente sem vítimas, clique em "Não" e prossiga.
O sistema irá perguntar para quem está sendo realizado o registro. É hora de confirmar seus dados que aparecerão na página seguinte, clique em prosseguir, existe também a opção de atualizar dados.
Acidente - Essa é a parte de detalhar o acidente. É importante atenta-se para não preencher o campo CEP. Abaixo, coloque as informações do acidente que julgar necessário. Caso não tenha o número da placa do outro veículo envolvido, escreva o motivo.
Na página posterior, mantenha sem preencher a parte do CEP e preencha os dados de todos os veículos e condutores que possui, se o condutor fugiu, escolha a opção “Sim”, para “Evadido”. Depois de adicionar os veículos, você será direcionado a outra página onde deve informar se algum imóvel foi danificado.
O próximo passo é preencher os dados de testemunha e, por fim, o anexo de imagens. Insira até quatro fotos em boa qualidade e enquadramento, e não é permitido o envio de vídeos.
Ao final, será fornecido um resumo da ocorrência, leia com atenção antes de confirmar. O sistema fornecerá um número de protocolo, anote. O boletim será encaminhado para o seu e-mail e a equipe entrará em contato em até dois dias.
Últimas Notícias
- Economia - 16:00 Senador de MS convoca debate sobre tarifa de 50% anunciada pelos EUA
- Trânsito - 15:50 Ponta Porã intensifica fiscalização para motociclista sem CNH
- Violência contra a mulher - 15:32 Homem é preso por importunação sexual
- Poder Judiciário - 15:00 Cid reafirma que Bolsonaro leu minuta golpista durante reunião
- Oportunidades - 14:50 Inscrições na semana da tecnologia e inovação da juventude encerram hoje
- Nacional - 14:32 No STF, servidor diz que governo Bolsonaro tentou ligar Lula a facção
- Justiça - 14:10 MPMS garante manutenção de condenação de preso com 149 kg de maconha
- Ponta Porã - 13:45 Armas de fogo são apreendidas com envolvidos no crime
- Procon MS - 13:35 Pesquisa mostra leve oscilação nos preços de combustíveis em julho
- Oportunidades - 13:00 Inscrições abertas para 1.250 bolsas