Showtec
Showtec apresenta tecnologia que promete revolucionar o campo
Na data da abertura, haverá um painel inédito sobre 'Diagnose Rápida do Estado Nutricional de Plantas'
Terça-feira, 20 Maio de 2025 - 08:00 | Redação

A tecnologia de raio X, já consolidada em áreas como a medicina e a indústria, começa a revolucionar também o campo. No dia 21 de maio, das 8h às 10h, o Showtec 2025, em Maracaju (MS), traz um painel inédito sobre “Diagnose Rápida do Estado Nutricional de Plantas”, reunindo pesquisadores de referência nacional para apresentar resultados, aplicações práticas e novas perspectivas para o manejo nutricional em tempo real.
O painel será moderado pelo produtor rural Luciano Muzzi Mendes, e entre as apresentações técnicas, está a palestra: “Investigação de tecido vegetal utilizando raio X” – com o professor Hudson Carvalho, do CENA/ESALQ, que trará os fundamentos da tecnologia baseada em espectroscopia de fluorescência de raios X e seu potencial em diagnósticos instantâneos no campo.
“É como um exame de imagem na planta. Você aponta o equipamento, faz a leitura e já sabe quais nutrientes precisam ser corrigidos. Isso permite uma tomada de decisão rápida e assertiva, maximizando o potencial produtivo da lavoura”, explica Hudson.
O pesquisador esclarece que, embora a fonte emissora seja semelhante à de um raio X médico, os equipamentos têm finalidades e sistemas de detecção totalmente diferentes. “Enquanto o equipamento de hospital é feito para gerar imagens, o espectrômetro agrícola foi projetado para detectar e quantificar elementos químicos. É como comparar diferentes tipos de lâmpadas: todas emitem luz, mas cada uma tem um uso muito específico.”
Outra palestra que irá compor o painel é “Diagnose da composição nutricional – Resultados da Fundação MS” – com o Dr. Douglas Gitti, da Fundação MS, apresentando dados de pesquisas de campo que demonstram como o uso dessa tecnologia pode antecipar decisões de adubação e melhorar o desempenho das culturas. Segundo Gitti, o momento ideal para leitura do estado nutricional da soja, são nos estádios fenológicos R1 e R2. "Avaliações realizadas em estádios fenológicos mais novos (V4) não proporcionaram bons resultados em relação as leituras convencionais”, explica.
Por fim, na programação acontecerá a “Demonstração prática do uso do raio X em tecido vegetal e fertilizantes” – com o Dr. Marcos Gomes, do Inralt, que mostrará como a tecnologia funciona na prática e como ela pode ser incorporada no dia a dia do produtor ou do consultor técnico.
A principal inovação está na possibilidade de detecção precoce de deficiências nutricionais, antes mesmo que os sintomas visuais apareçam. Isso representa uma mudança de paradigma no manejo da adubação foliar e da nutrição de precisão, com potencial para reduzir perdas e aumentar a produtividade com mais sustentabilidade.
O evento é gratuito e a programação completa está disponível no site oficial: www.portalshowtec.com.br
Últimas Notícias
- Infraestrutura - 18:12 Governo de MS investe em educação e infraestrutura em Ribas do Rio Pardo
- Saúde - 17:55 Pacientes com hemofilia têm dificuldade com medicação, mostra pesquisa
- Ciência - 17:37 Ferramenta de IA pode otimizar diagnóstico de enfisema e câncer
- Direitos Humanos - 17:15 Agosto Lilás dedica mês ao combate à violência contra a mulher
- Economia - 16:55 Nível de emprego resiste a impacto do juro alto, dizem especialistas
- Meio ambiente - 16:35 Calor, acidez das águas e pouco alimento ameaçam ecossistemas marinhos
- Economia - 16:15 Tarifaço exclui 44,6% das exportações do Brasil para EUA, informa Mdic
- Saúde - 15:55 Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil
- Direitos Humanos - 15:35 Educação e Bolsa Família ajudaram país a reduzir fome, avalia ministro
- Dia "S" - 15:15 Governo de MS mobiliza servidores a desenvolver ações sustentáveis