• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Showtec

Embrapa leva soluções tecnológicas para o campo no Showtec 2025

Entre elas, estarão ativos tecnológicos da Embrapa Agropecuária Oeste que serão apresentados pela Embrapa na COP30

Sábado, 17 Maio de 2025 - 15:53 | Redação


Embrapa leva soluções tecnológicas para o campo no Showtec 2025
(Foto: Divulgação)

A Embrapa marcará presença no Showtec 2025, de 20 a 22 de Maio, em Maracaju, MS, com um estande que reunirá tecnologias desenvolvidas por três Centros de Pesquisa da Empresa: Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS) e Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG). No estande e no campo, a programação técnica e institucional será voltada a produtores, técnicos, estudantes e demais visitantes.

Durante os três dias de evento, o estande da Embrapa oferecerá atendimento ao público e uma série de atividades voltadas à transferência de tecnologias e à divulgação de pesquisas, inclusive sobre os ativos tecnológicos da Embrapa Agropecuária Oeste que fazem parte da Jornada pelo Clima, juntamente com tecnologias de outras Unidades da Embrapa, rumo à COP30, em Belém, PA: Consórcio milho-braquiária, Guia Clima, Sistema Antecipasto e Sistema Diamantino

A programação inclui apresentações a campo, palestras e atendimento à imprensa, com foco em inovações que podem contribuir para o aumento da produtividade e a sustentabilidade na agropecuária.

Programação de atividades

Dia 20 de maio (terça-feira):

  • 11h: Visita do governador ao estande da Embrapa;
  • 14h: “Conversa com a Imprensa”, quando a imprensa presente no Showtec será recebida no estande e atendida pela equipe da pesquisa e da transferência de tecnologia da Embrapa.

Dia 21 de maio (quarta-feira):

  • 10h: Palestras da Embrapa Agropecuária Oeste na Arena Showtec com o analista Gessí Ceccon (Milho e braquiária para melhoria no perfil do solo) e o pesquisador Júlio Cesar Salton (Melhoria física e aumento da caixa hídrica do solo).

Dia 22 de maio (quinta-feira):

  • 9h40 às 10h20: Apresentação no estande da Copasul, com o analista Frederico José Evangelista Botelho, da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Milho e Sorgo (Sorgo Granífero: Oportunidades e uso para composição dos sistemas de produção no Mato Grosso do Sul).

Tecnologias em destaque no campo e no estande

As tecnologias que serão apresentadas em campo:

  • Sorgo granífero para produção de etanol, com apresentação do analista Gessí Ceccon, da Embrapa Agropecuária Oeste, em parceria com Frederico Jose Evangelista Botelho, da Embrapa Milho e Sorgo.
  • Implantação e manejo do Sistema Diamantino, apresentado pela pesquisadora Marciana Retore, da Embrapa Agropecuária Oeste.
  • Benefícios do consórcio de gramínea com leguminosa, com o pesquisador Rodrigo Arroyo Garcia, da Embrapa Agropecuária Oeste.
  • Pontos importantes do consórcio de milho com braquiária, também abordados pelo analista Gessí Ceccon.
  • Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF): a Embrapa Gado de Corte levará soluções tecnológicas em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta no estande.

Jornada pelo Clima - A Embrapa lidera a Jornada pelo Clima, iniciativa que visa debater e esclarecer os desafios e as soluções para uma agricultura de baixo carbono, inclusiva e resiliente à mudança do clima, nos diferentes biomas. A ação busca promover a ciência e as práticas sustentáveis no ano em que o Brasil sedia a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), em novembro, em Belém (PA).

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  tecnologia  feira  maracaju  embrapa