Showtec
Embrapa leva ao Showtec opções para reduzir custos na lavoura de soja
Serão apresentadas formas de manejo ao principal sistema de produção local, que é a soja-milho
Terça-feira, 23 Maio de 2023 - 12:43 | Redação

A Embrapa Agropecuária Oeste estará presente no Showtec 2023 nos três dias de evento: 23, 24 e 25 de Maio, em Maracaju, MS. No campo, durante os três dias, os visitantes do estande da Embrapa, verão alternativas de culturas outono/inverno em consórcio e outras solteiras: sorgo granífero, milho safrinha + Brachiaria brizantha Marandu, Panicum maximum Zuri + Crotalaria ochroleuca, Trigo BRS Atobá, milho safrinha + Brachiaria ruziziensis, B. ruziziensis + C. ochroleuca e Trigo ORS Guardião.
No atendimento, estarão os pesquisadores da Embrapa Agropecuária Oeste Claudio Lazzarotto, Gessí Ceccon, Luís Armando Zago Machado, Marciana Retore e Rodrigo Arroyo Garcia, além de Orismar Espíndola, supervisor do Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia (SIPT) da Embrapa Agropecuária Oeste e Mauro Kruker, analista de TT do SIPT.
“Serão apresentadas diferentes formas de manejo ao principal sistema de produção local, que é a soja-milho, outras alternativas de produção, além de manejos que permitam a convivência com instabilidades climáticas, mitigando essas questões, além de possibilitar situações benéficas na diminuição de inóculos de doenças, pragas e banco de sementes de ervas daninhas”, explica Espíndola. Ele lembra também que são alternativas importantes para a diversificação do sistema, o que contribui para a melhoraria das condições do solo.
Lazzarotto afirma que tais alternativas podem reduzir o custo de produção da lavoura em sucessão, que é a da cultura da soja. O trigo, por exemplo, é uma cultivar extremamente supressora de plantas daninhas, o que reduz a infestação das invasoras na oleaginosa de verão, reduzindo, assim, o uso de herbicidas. A rotação de culturas feita com as culturas de outono-inverno melhoram o solo, a retenção de água e a incorporação de matéria orgânica no solo, colaboram com a fixação biológica de nitrogênio, entre outros benefícios. Todas as vantagens proporcionadas ao sistema pelas alternativas na safrinha diminuem o custo da lavoura de soja.
Gessí Ceccon vai explicar a melhor forma de se fazer consórcio com milho; se adotar a braquiária solteira, realizar o consórcio com a Crotalaria ocroleuca. Além disso, vai falar sobre como realizar a dessecação para a semeadura da soja. Zago e Garcia vão mostrar como é possível fazer o estabelecimento da pastagem em consórcio com soja. Já Lazzarotto, vai mostrar cultivares de trigo que são propícias também para Mato Grosso do Sul e falar de suas características.
Palestras - No segundo dia, 24 de maio, o pesquisador Guilherme Asmus, da Embrapa Agropecuária Oeste, ministrará uma das palestras do Painel “Protegendo Solos”, sobre manejo de nematoides em Mato Grosso do Sul. O Painel começa às 13h e vai até às 17h30.
No dia 25 de maio, das 13h às 16h, será realizado o Painel “Agentes Biológicos para Proteção de Cultivos” (Palco), do qual o chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Harley Nonato de Oliveira, será o moderador de um debate entre os palestrantes para finalizar o Painel.
Para ver a programação completa, clique em https://bit.ly/457N5C5
Últimas Notícias
- Solidariedade - 14:42 Hemosul sofre queda drástica de doações
- Economia - 14:32 Lira amplia redução parcial de IR para quem ganha até R$ 7.350
- Charge - 14:27 Superando os casos de 2024, vacinação contra raiva começa em agosto na Capital
- Campo Grande - 14:12 Defensoria consegue anular prisão por pensão após recalculo de dívida
- Polícia Federal - 13:45 Trio preso com mais de 1 tonelada de cocaína
- Oportunidades - 13:30 Feira de Empregabilidade oferece mais de 4 mil vagas na Capital
- Poder Judiciário - 13:00 Mutirão Pena Justa revisa mais de sete mil processos em MS
- Poder Judiciário - 12:18 TJMS firma termo inédito para regularização fundiária em áreas da União
- Solidariedade - 11:36 Criada em MS, plataforma social sobrevive de parcerias e não cobra taxas
- Vagas - 11:19 CNU 2025: nova retificação muda quadro de vagas e atribuição de cargos