Política
TRE-MS insere dados em 8 mil urnas para votação do dia 2
Serão gravados o sistema de votação, nome, número e foto dos candidatos, entre outros
Sexta-feira, 16 Setembro de 2022 - 17:15 | Redação
Começou nesta semana o trabalho de geração das mídias que irão carregar as 8.088 urnas para as Eleições do dia 2 de Outubro em Mato Grosso do Sul. O procedimento está sendo realizado no depósito das urnas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS), no Jardim Veraneio, em Campo Grande (MS).
A finalidade é gerar os dados oficiais que serão inseridos nas urnas eletrônicas de todo o Estado, como o sistema de votação, nome, número e foto dos candidatos, além dos dados dos eleitores de cada seção.
Os trabalhos são presididos pelo Dr. Wagner Mansur Saad, juiz presidente da Comissão de Geração de Mídias do TRE-MS.
Para o ato de início do serviço na quinta-feira passada, dia 15, foram convocados também do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), fiscais de partidos políticos e coligações.
Serão preparadas aproximadamente 19 mil mídias de votação e mídias de contingência para as seções eleitorais. A previsão é que os trabalhos sigam até o dia 18 de setembro.
Segundo os dados do TRE-MS, os 79 municípios do Estado têm 1.996.510 eleitores aptos a votar no dia 2 de Outubro.
Votação - No dia 2 de Outubro do próximo ano, os brasileiros vão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno para presidente e governador poderá ocorrer no dia 30 de Outubro.
As datas correspondem ao primeiro e último domingo do mês, conforme prevê a Constituição Federal. Os eleitos serão diplomados até o dia 19 de Dezembro de 2022, segundo calendário estabelecido pela Superior Tribunal Eleitoral (TSE).
O horário de votação nas eleições de 2022 será uniformizado pelo horário de Brasília em todos os estados e no Distrito Federal. Com isso, em Mato Grosso do Sul, os eleitores deverão comparecer aos locais de votação entre 7h e 16h.
Além de Mato Grosso do Sul, eleitores do Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso e Pará terão a votação iniciada uma hora antes. Já no Acre, a votação começará duas horas mais cedo e, em Fernando de Noronha, uma hora mais tarde.
Confira a galeria de imagens:
Últimas Notícias
- Empregos - 18:05 Debate sobre empregos e qualificações no País
- Saúde - 17:50 Infecções por Aedes aegypti elevam risco de complicações no parto
- Meio Ambiente - 17:30 Conselho vai gerir fundo de R$ 5 bilhões para a Bacia do Rio Doce
- MPMS - 17:10 Parceria garante equipamentos para melhorar serviços à população de Caarapó
- Anvisa - 16:50 Anvisa proíbe venda de café torrado, whey e suplementos; veja marcas
- Poder Legislativo - 16:36 Câmara da Capital aprova proibição de trans em competições femininas
- Tecnologia - 16:10 TJMS promove 1º Congresso de proteção de dados e IA
- Urbanismo - 15:50 Planurb inicia consulta pública sobre Código de Obras
- Assistência Social - 15:31 Secretaria leva projetos inovadores para Seminário Internacional
- Gravidez - 15:04 80% das gestações em adolescentes não são planejadas