Política
Projeto de Lei assegura informações sobre cadastro de espera no sistema regulador
Usuário poderá acompanhar em tempo real sua classificação no cadastro de atendimento, a partir do protocolo de inscrição
Domingo, 07 Novembro de 2021 - 11:18 | Redação

Para dar transparência sobre a posição do cidadão na fila de consultas, exames e cirurgias, o deputado estadual Pedro Kemp (PT) protocolou, durante a sessão ordinária na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 313/2021, que dispõe sobre o acesso à informação referente ao cadastro do usuário no Complexo Regulador Estadual de Atendimento à Saúde.
Conforme a proposta, o usuário poderá acompanhar em tempo real sua classificação no cadastro de atendimento, a partir do protocolo de inscrição de solicitação no Sistema de Regulação. O acesso aos dados deve respeitar o princípio da privacidade do paciente.
“Nosso objetivo é dar transparência, uma vez que hoje temos muitas pessoas inscritas, aguardando exames e cirurgias. O usuário não tem ideia qual a sua posição nesta fila e fica sem noção de quanto tempo ficará na espera”, disse o deputado.
Segundo Kemp, o atendimento de saúde pública de responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde é inserido no Sistema de Regulação (Sisreg), como uma ferramenta para dinamizar o processo de gestão concernente a um atendimento dos usuários aos serviços de saúde especializados, com objetivo de possibilitar maior celeridade e minimizar o tempo de espera dos pacientes nas instituições de saúde.
“Embora essa ferramenta reguladora esteja em plena utilização pelos entes federados, cada um dentro da sua competência no sistema tripartite, o usuário, em razão do tempo de espera do atendimento, reivindica mais transparência quanto ao controle de sua posição na espera do serviço de saúde constante do seu prontuário e solicitado por meio de sistema regulador estadual”, destacou.
Zé Teixeira (DEM) apoiou Kemp e cobrou agilidade para acabar com a fila de espera, agravada pela suspensão das cirurgias eletivas durante a pandemia. Lidio Lopes (PATRI) informou que são mais de 75 mil cirurgias eletivas a serem realizadas em Mato Grosso do Sul.
(Fonte: Assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa)
Últimas Notícias
- Fatalidade - 18:40 Dois mortos após veículo cair em ribanceira
- Movimento - 18:12 Grupo de dança vogue ocupa a UFMS com arte, resistência e glamour
- Foragido preso - 17:50 Condenado por homicídio em 2017 é preso na capital
- Bairro Monte Alegre - 17:37 Cigarros ilegais são apreendidos em depósito em Campo Grande
- Ação Conjunta - 17:00 Em área de mata, 1,3 tonelada de maconha são encontradas em Naviraí
- Cultura - 16:44 Homenagem à Helena Meirelles com medalha e diploma se torna permanente
- Comunidade - 16:22 Aquarius pede socorro, mas não é ouvido
- Campo Grande - 16:02 Condenado por estuprar duas irmãs é preso na Capital
- Violência Doméstica - 15:54 Neto agride avó e é preso bebendo em um bar em Paraíso das Águas
- Meio Ambiente - 15:35 Companhia Energética irá restaurar 460 hectares de mata nativa em MS