Política
PEC dos Combustíveis pode incluir redução de ICMS
Possibilidade de redução pressionaria governadores, já que União estuda reduzir os impostos
Sexta-feira, 21 Janeiro de 2022 - 18:55 | Isabela Duarte

A PEC dos Combustíveis, em estudo pelo Palácio do Planalto para reduzir o preço dos combustíveis e da energia elétrica, pode incluir a possibilidade de redução do ICMS cobrado pelos estados. O texto ainda não foi apresentado, mas fontes do governo confirmam alguns dos pontos que devem estar na proposta.
Um ponto foi revelado publicamente pelo próprio presidente Jair Bolsonaro na noite desta quinta-feira (20) em sua live semanal: a redução de PIS/Cofins e Cide cobrados pela União. O presidente falou em praticamente zerar a incidência desses tributos.
Bolsonaro pretende ainda, segundo interlocutores do governo, incluir na proposta a possibilidade para os estados reduzirem a carga tributária sobre os combustíveis, o que inclui o ICMS. A medida pressionaria os governadores a promoverem a redução dos tributos, uma vez que a União já teria reduzido os impostos federais.
Planalto, Câmara e Senado defendem medidas para a redução do preço dos combustíveis, mas divergem quanto à forma. O presidente Bolsonaro culpa os governadores, por não abrirem mão da arrecadação do ICMS.
A discussão sobre o assunto se intensificou no último domingo (16), quando governadores anunciaram que suspenderiam o congelamento do tributo, feito em novembro para segurar a alta dos combustíveis. O presidente Arthur Lira foi às redes sociais para cobrar o Senado e governadores.
Já os governadores, dizem que o problema da alta dos combustíveis é a política de preços da Petrobras, que atrela o combustível brasileiro ao valor do petróleo em dólar, no mercado internacional.
(Com informações de Portal R7)
Últimas Notícias
- Meio Ambiente - 17:00 Dia Mundial da Limpeza: Bioparque terá coleta de lixo eletrônico e ações especiais
- Polícia Federal - 16:47 Operação Mercúrio desmantela em esquema de contrabando em Corumbá
- Dourados - 16:37 Prefeitura vai acionar operadora após falha no 192 do Samu
- PEC da Blindagem - 16:05 Câmara derruba voto secreto em PEC da Blindagem por falta de quórum
- MPMS - 15:42 Réu pega 13 anos por matar vizinho
- Economia - 15:30 Como a IA pode salvar sua profissão
- Meio ambiente - 15:02 MP apura uso de fogo sem licença ambiental em 35 hectares de área rural
- Positividade - 14:48 Jovens preparam atividades divertidas para evento de valorização da vida
- Arte - 14:36 Filme O Agente Secreto será o representante brasileiro no Oscar 2026
- Política - 14:14 PEC da Blindagem se estenderá a deputados estaduais e distritais