Política
Obras irregulares podem ficar sem recursos do Orçamento de 2024
Congresso avalia se mantém ou não os recursos para as obras com indícios de irregularidades
Segunda-feira, 04 Dezembro de 2023 - 16:36 | Agência Câmara
A Comissão Mista de Orçamento discutiu em audiência pública nesta semana o caso de cinco obras federais com indícios de irregularidades graves e que podem ficar sem recursos no Orçamento de 2024. O caso mais crítico é o da nova subida da Serra de Petrópolis na BR-040, no Rio de Janeiro.
No último dia 22, o Tribunal de Contas da União (TCU) reafirmou que a obra não deve receber recursos orçamentários pelo sétimo ano consecutivo por indícios de sobrepreço, projetos desatualizados e potencial dano ao governo de mais de R$ 276 milhões. A concessionária atual da rodovia está com o contrato de concessão vencido e conta com decisão judicial para ficar até que seja feita nova licitação.
O Congresso Nacional avalia as obras com indícios de irregularidades graves apontadas pelo TCU na lei orçamentária em vigor, no projeto do próximo ano e nas decisões mais recentes do tribunal, avaliando o custo-benefício de manter os recursos para essas obras. A primeira análise é feita por um comitê da Comissão Mista de Orçamento.
Transnordestina - Também foi discutida a situação da ferrovia Transnordestina, no trecho Salgueiro e Porto de Suape, em Pernambuco. São 544 quilômetros com 38% de execução e o principal problema é a desproporção entre os valores recebidos e a obra executada pela concessionária.
A ideia, segundo o secretário de Transportes Ferroviários do Ministério dos Transportes, Leonardo Ribeiro, é retomar o trecho. “Essas obras públicas são fundamentais para agregar valor ao trecho e com isso viabilizar uma concessão e solucionar a logística para o estado de Pernambuco e para o País”, destacou.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Últimas Notícias
- Conhecimentos - 08:08 Força-Tarefa traz agentes de fiscalização de Creas de 11 estados a MS
- Paranaíba - 07:48 Irmão de ex-prefeito de Paranaíba morre em acidente na BR-158
- Charge - 07:43 Meteorologia indica risco de temporal a partir de hoje em MS
- Atenção ao prazo - 07:16 Agetran abre inscrições para o Passe do Estudante 2025
- Natal - 07:00 Em MS, 3,8 mil cartinhas ao Papai Noel aguardam adoção
- Economia - 18:32 Publicadas regras de adesão de bancos ao Meu INSS Vale+
- Revalida 2024 - 18:11 Inep divulga lista de aprovados sub judice do Revalida 2024
- Ultima Ratio - 17:50 Ministro do STF autoriza retorno do presidente do TJMS ao cargo
- Saúde - 17:30 Governo vai leiloar Hospital Regional em 2025
- Meteorologia - 17:17 Meteorologia aponta risco de temporais em MS