Política
Governo vai usar recursos do Fundo Amazônia em apoio aos yanomami
Marina acusou Bolsonaro de crimes de lesa-pátria e lesa-humanidade contra comunidades indígenas.
Terça-feira, 31 Janeiro de 2023 - 14:51 | Agência Brasil

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou nesta segunda-feira (30) que o governo federal vai utilizar recursos do Fundo Amazônia em ações emergenciais de combate à crise humanitária vivida por indígenas yanomami em Roraima.
Em coletiva de imprensa na sede da pasta, em Brasília, Marina detalhou que os recursos serão empenhados em ações de segurança para expulsar garimpeiros clandestinos da região onde vivem os yanomami.
“Essas ações emergenciais estão sendo tratadas em vários níveis, que envolvem desde a questão da saúde, o tratamento da grave situação de fome que está assolando essas comunidades, a parte da segurança.”
Crimes - Acompanhada da ministra da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha, Svenja Schulze, Marina acusou o governo Jair Bolsonaro de crimes de lesa-pátria e lesa-humanidade contra comunidades indígenas.
“Não tenho dúvida de que foi uma atitude genocida em relação às populações indígenas brasileiras e de que o governo federal está agindo emergencialmente diante de uma situação difícil, em que temos que recuperar as políticas, as instituições, os equipamentos públicos.”
Anúncio - Durante a coletiva, a ministra alemã anunciou a liberação de cerca de 200 milhões de euros a serem empenhados em ações ambientais no Brasil num período de 100 dias.
O aporte total inclui 35 milhões para o Fundo Amazônia e 31 milhões para apoio a estados da Amazônia na implementação do que o governo alemão se refere como “ações ambiciosas” para maior proteção da floresta.
Tudo Sobre:
jair-bolsonaro crimes roraima marina-silva fundo-amazonia ministra-do-meio-ambiente ministra-da-alemanha caso-yanomamiÚltimas Notícias
- Juventude Rural - 13:33 Nova lei incentiva jovens a permanecerem no campo com acesso a crédito
- Interior - 13:13 Jovem morre prensado em porta
- Nota de Repúdio - 12:12 Defensoria repudia grito de guerra violento de novos soldados da PM
- Polícia Militar - 11:53 Passageiro de ônibus é preso transportando skunk em Corumbá
- Meio Ambiente - 11:32 Governo suspende queima controlada até Novembro no Estado
- Comunicação - 11:15 Três Lagoas amplia rede de Wi-Fi público 'TresLagoar' na cidade
- Programa Recomeçar - 10:51 Prefeitura amplia acesso a moradia para famílias de pessoas com microcefalia
- Aniversario de CG - 10:32 Desfile dos 126 anos de Campo Grande já tem inscrições abertas
- Saúde - 10:15 Paciente do SUS pode ser atendido por planos de saúde gratuitamente
- Acidente - 09:52 Condutora diz que não viu moto em acidente