Política
Caças Gripen passam a incorporar a frota da FAB
Incorporação ocorre oito anos após a assinatura do contrato com a Suécia
Terça-feira, 20 Dezembro de 2022 - 19:52 | Agência Brasil

A Força Aérea Brasileira (FAB) incorporou nesta segunda-feira (19), em uma cerimônia na Base Aérea de Anápolis (GO), a 50 km de Goiânia, os primeiros caças F-39 Gripen. O contrato de exportação da Suécia, de cerca de R$ 20 bilhões, foi o maior com Suécia e também prevê a transferência de tecnologia para o Brasil. A FAB enviou diversos militares, entre pilotos, técnicos e engenheiros, para a Suécia, onde foi iniciado a fase de instrução em diversos aspectos do caça, indo da pilotagem ao conhecimento de projeto e produção.
A incorporação ocorre oito anos após a assinatura do contrato com a Força Aérea Brasileira (FAB). A principal missão para os caças brasileiros será de interceptadores aéreos. Segundo a FAB, as demais capacidades, como ataque ao solo, guerra eletrônica, entre outras, serão adicionadas em fases. Essa é a primeira leva de um total de 36 aeronaves que têm 4,5 metros de altura, 14 metros de comprimento e podem chegar a 2.400 km/h.
Antes de entrar em operação, também houve uma série de ensaios e validações realizadas pelo Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC), em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. "O início das atividades operacionais do Gripen pela Força Aérea Brasileira é um dia extremamente importante, não só porque marca o início de uma nova era operacional para a FAB, mas também porque é o resultado de anos de muito trabalho em conjunto com a Força Aérea e com nossos parceiros industriais brasileiros Embraer, AEL Sistemas, Akaer, Atech e nossas próprias subsidiárias no Brasil" disse Mikael Johansson, o presidente e CEO da fabricante sueca dos caças, a Saab.
Últimas Notícias
- Campo Grande - 13:45 Flor símbolo de MS, Cattleya nobilior integra o jardim externo do Bioparque
- Segurança - 13:40 “Ronda Segura” intensifica ações da Guarda Civil Metropolitana na Capital
- Economia - 12:19 BNDES lança fundos para a economia verde
- Sindjor - 11:37 Novo censo de jornalistas traça perfil do profissional no MS
- Licenciamento - 11:00 Motoristas com placas final 3 e 9 têm até o fim do mês para licenciar veículos
- Homicídio - 10:33 Homem morre com 13 golpes de faca na capital
- Saúde - 10:00 Assistência ao parto avança no Brasil, mas pré-natal ainda preocupa
- Meio ambiente - 09:30 Mudança climática: gigantes da Amazônia podem ajudar cientistas
- Passe Livre - 09:00 Governo de Mato Grosso do Sul moderniza Passe Livre Intermunicipal
- Furto - 08:30 Furto de energia no país gerou custo de R$ 10,3 bilhões em 2024