Polícia
Vídeo: Acusada de injúria racial em show do Belo é exonerada do cargo no interior de MS
A agressora, Suzy Meire Velasque teve a exoneração publicada nesta quarta-feia (6) no Diário Oficial de Ribas do Rio Pardo
Quarta-feira, 06 Dezembro de 2023 - 16:53 | Marina Romualdo

A funcionária municipal, Suzy Meire Velasque, 49 anos, foi exonerada do cargo nesta quarta-feira (6) após ser acusada de injúria racial pela advogada, Juliana Silva, de 31 anos, na madrugada de domingo (2) durante o show do cantor Belo, em Campo Grande.
A publicação sobre a exoneração da suspeita foi divulgada no Diário Oficial de Ribas do Rio Pardo com a data de rescisão de terça-feira (5) e assinada pelo prefeito da cidade, João Alfredo Danieze. Ela trabalhava como agente de proteção social com o contrato que tinha o contrato até no ano 2024.
No último domingo, a advogada contou em um vídeo publicado nas redes sociais como se deu a situação. De acordo com ela, a agressora pegou uma bebida e atirou em uma menina que passava, mas a bebida acabou acertando Juliana. Ela manteve a calma e respirou fundo. Com isso, a filha da agressora estava ao lado de Juliana e se incomodou com a situação, começando a tocar na vítima, que pediu para não fazer isso.
"Em seguida, a mãe dela veio para cima de mim me empurrar, ficar me tocando e falar várias coisas de baixo calão. A todo momento falava para não encostarem em mim. Mas, a mulher então olhou e disse: olha para você, guria, se enxerga". Neste momento, a advogada a questionou e a agressora então passou a mão em cima do próprio antebraço e afirmou – "por isso" [se dirigindo a cor da pele] e além de repetir o ato.
Algumas moças, também negras, que estavam próximas foram chamar a segurança que por motivo desconhecido não apareceu. O celular da moça que gravava a ação foi quebrado pela agressora. "Atos como esse não devem ficar impunes" afirmou Juliana no vídeo.
Em menos de 24 horas o vídeo viralizou e, Juliana conseguiu identificar a suspeita e realizou o boletim de ocorrência. "Queria deixar uma mensagem para minha comunidade preta, queria pedir que não se calem. Nós temos hoje uma legislação que nos abraça. A gente teve uma alteração recente, onde configura hoje injúria racial equiparado ao racismo, então hoje a injúria racial é um crime inafiançável, imprescritível e tem uma pena aumentada de dois a cinco anos".
"Nós temos o ministério da igualdade racial hoje também, que luta pelos nossos direitos. A gente vai conseguir exterminar, pelo menos um pouco, o racismo no mundo se a gente tiver atitudes como essa de denúncia que acontecem todos os dias contra nós. É um absurdo, mas a gente está aqui na luta que juntos somos mais fortes" complementou a advogada.
A equipe do Diário Digital tentou contato com agressora, mas não obteve resposta até o momento.
(Vídeo: Reprodução)
Últimas Notícias
- Economia - 19:00 Poupança tem entrada líquida de R$ 2,1 bilhões em Junho
- Violência - 18:35 Guardas agridem suspeito de furto
- Prisão em flagrante - 18:18 Gerador com maconha para RJ é apreendido
- Praça Ramez Tebet - 17:32 Clássico 'Os Saltimbancos' chega a Três Lagoas para apresentação gratuita
- Amplavisão - 17:17 Alívio na fronteira, opiniões, náufragos Delcídio e Bernal, por Manoel Afonso
- Itahum - 17:09 Fazendeiro se apresenta na delegacia
- Saúde - 16:50 SUS vai ofertar novos tratamentos para endometriose
- Rio Verde de Mato Grosso - 16:40 Mulher é presa por receptação de moto furtada e sem carteira
- Saúde - 16:15 AACC/MS recebe valor do Sicredi para odontológico a crianças com câncer
- Economia - 15:50 Balança comercial tem menor superávit para junho em 6 anos