• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Polícia

Ruralistas são autuados por uso indevido do fogo durante operação

Ação conjunta representa o combate aos incêndios ilegais durante estiagem

Sexta-feira, 08 Agosto de 2025 - 13:50 | Issel Chaia


Ruralistas são autuados por uso indevido do fogo durante operação
Operação Focus segue com a ação conjunta entre PMA e Imasul até o dia 31 de Dezembro deste ano. (Foto: Divulgação/PMA)

A Operação Focus, deflagrada no dia 04 de Agosto e previsto para terminar no último dia do ano, autuou dois proprietários rurais, em casos distintos, em Paranaíba e Sonora, durante fiscalização das equipes de Aparecida do Taboado e Coxim.

Com os trabalhos conjuntos da Polícia Militar Ambiental e o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), tem como foco identificar e responsabilizar infratores por queimadas ilegais e incêndios florestais.

Ruralistas são autuados por uso indevido do fogo durante operação
(Foto: Divulgação/PMA)

Durante o período de Janeiro a Julho deste ano, aproximadamente 500 ocorrências dessa natureza foram identificadas pelo setor de geoprocessamento do Imasul, número que pode crescer por conta das condições climáticas presentes durante estiagem.

Além de fiscalizar, com a operação é possível diminuir o tempo de resposta, com ações rápidas e coordenadas, para a responsabilização de infratores em flagrante e inibir futuras ocorrências semelhantes. Com esta ação, os órgãos trocam informações e utilizam integradamente a infraestrutura de inteligência geográfica, durante o período crítico.

Autuações

Equipe da PMA de Aparecida do Taboado, nesta quarta-feira (06), recebeu o alerta emitido pelo sistema de monitoramento do Comando de Policiamento Ambiental, referente a zona rural do município de Paranaíba. As infrações identificadas foram de corte de árvores nativas isoladas (CANI) e a queima de lenha em fileiras, sem a devida autorização ambiental. O proprietário rural deverá ser autuado com multas de R$ 300,00 (trezentos reais) por hectare desmatados e R$ 3.000,00 (três mil reais) por hectare queimado ilegalmente. A medida exata das áreas impactadas irá ser realizada com base no Cadastro Ambiental Rural (CAR) do terreno.

Ruralistas são autuados por uso indevido do fogo durante operação
(Foto: Divulgação/PMA)

Ainda, a equipe da PMA de Coxim, na quinta-feira (07), foi solicitada pelo Comando de Policiamento Ambiental, depois de detectar focos de calor na cidade de Sonora. Os agentes verificaram no local, uma faixa de vegetação queimadas, em fase final, com vestígios de cinzas e fumaça. O responsável pela área foi autuado administrativamente e orientado sobre a legislação ambiental vigente, após confirmação do uso do fogo sem autorização.

Confira o registro de uma das ações realizadas durante a operação no vídeo a seguir:

Ambas as autuações realizadas em cerca de 48 horas apontam a efetividade de respostas das equipes operacionais na repressão qualificada aos crimes ambientais, na preservação dos recursos naturais e promoção da segurança ecológica no estado. 

SIGA-NOS NO Google News