Polícia
Polícia revisa 6 mil boletins de ocorrências de violência contra mulher
Delegados analisam caso a caso para dar novos encaminhamentos e melhorar atendimento às vítimas
Sexta-feira, 28 Fevereiro de 2025 - 15:50 | Redação

Está em andamento um minucioso trabalho de um grupo criado para diagnosticar, aprimorar e acelerar as investigações dos crimes praticados contra as mulheres, garantindo mais eficiência no atendimento da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). Seis mil boletins de ocorrências de várias cidades do Estado que serão revisados. A ideia é aperfeiçoar a estrutura, integrar os Poderes e melhorar o atendimento prestado às mulheres vítimas de violência.
Nesta sexta-feira, dia 28 de Fevereiro, o vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, esteve na Academia de Polícia Civil (ACADEPOL) para conhecer de perto os avanços do Grupo de Trabalho (GT) criado no âmbito da Delegacia-Geral da Polícia Civil, e coordenado pelos delegados Márcio Rogério Faria Custódio e Maria de Lourdes Cano.
A criação do grupo foi uma das medidas tomadas pelo governo estadual após o brutal assassinato da jornalista Vanessa Ricarte. Ela foi morta a facadas pelo ex-noivo, o músico Caio Nascimento, no dia 12 de Fevereiro. O autor está preso preventivamente.

Após o feminicídio, vieram à tona áudios enviados por Vanessa a uma amiga na qual ela revela desapontamento com o atendimento na Delegacia da Mulher que ela procurou horas antes do crime. O caso gerou grande polêmica com repercussões internas na Polícia Civil.
Aprimoramento - Durante a visita, Barbosinha destacou a importância do trabalho integrado para garantir respostas mais ágeis às vítimas. “O primeiro passo foi um mergulho interno para diagnóstico da situação, avaliando os boletins de ocorrência, identificando demandas de tecnologia, estrutura e pessoal. A partir disso, fortaleceremos o diálogo com o município, a União e as instituições do sistema de Justiça, como Ministério Público, Defensoria e Tribunal de Justiça, para avançarmos nas medidas possíveis e aprimorarmos esse atendimento tão essencial”, afirmou.
Segundo o delegado Márcio, a equipe já iniciou uma análise detalhada das ocorrências para traçar estratégias mais eficazes. “Estamos atuando em duas frentes: reduzir o passivo acumulado, priorizando os casos mais urgentes, e aperfeiçoar o gerenciamento de risco para garantir provisões imediatas às vítimas que correm maior perigo. Além disso, estamos implementando ferramentas tecnológicas para melhorar a triagem e acelerar as investigações”, explicou.

Já a delegada Maria de Lourdes ressaltou que todos os boletins de ocorrência estão sendo minuciosamente revisados para garantir o encaminhamento adequado ao Poder Judiciário.
“Desde os casos de menor potencial ofensivo até os de grande gravidade, nossa prioridade é garantir que as vítimas tenham proteção e que os agressores sejam devidamente responsabilizados. Estamos trabalhando com máxima celeridade para que nenhuma mulher fique desamparada e para que aqueles que praticam violência doméstica sejam excluídos do convívio social, quando necessário”, pontuou.

Com prazo inicial de 90 dias para conclusão dos trabalhos, o Grupo de Trabalho da Polícia Civil representa um avanço significativo no combate à violência contra a mulher em Mato Grosso do Sul.
Últimas Notícias
- Tráfico de Drogas - 10:42 Polícia apreende mais de 900 quilos de drogas em veículo na MS-460
- Poder Judiciário - 10:10 Judiciário de MS funcionará em regime de plantão de 1º a 4 de Maio
- Abuso Sexual - 09:41 Polícia prende condenado por estupro de vulnerável no interior de MS
- Campo Grande - 09:18 Saúde oferece plantão de vacinação durante todo o feriadão
- Campo Grande - 08:40 Santa Casa transmite ao vivo cirurgia vascular para maior congresso da América Latina
- Economia - 08:00 Consumidores vão presentear no Dia das Mães
- População - 07:30 Confira o abre e fecha dos serviços públicos
- Meteorologia - 07:00 Previsão do tempo indica tempo firme em MS
- Tentativa de Homicídio - 18:10 Adolescente envolvido em tentativa de homicídio é apreendido no bairro Noroeste
- Dourados - 17:50 Mulher é agredida pelo marido após recusar relação sexual