• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Polícia

PMA fiscaliza MS para o combate a queimadas ilegais

Geoprocessamento do Imasul identificou, entre Janeiro e Julho, cerca de 500 ocorrências de queimadas sem autorização

Terça-feira, 02 Setembro de 2025 - 07:00 | Redação


PMA fiscaliza MS para o combate a queimadas ilegais
(Foto: Divulgação/PMA)

A Operação Focus, deflagrada pela Polícia Militar Ambiental, em conjunto com o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), foi estendida até 31 de Dezembro para as unidades com responsabilidade no Bioma Pantanal, em todo o Estado.

Com a finalidade de intensificar a fiscalização e responsabilizar infratores por danos ambientais de queimadas e incêndios florestais ilegais, prática que se agrava nos meses mais secos do ano.

O setor de geoprocessamento do Imasul identificou, entre Janeiro e Julho, cerca de 500 ocorrências de queimadas sem autorização, número que pode aumentar em decorrência das condições climáticas desfavoráveis.

A Operação visa fortalecer a cooperação inter agências, por intercâmbio de informações e do uso de infraestrutura de inteligência geográfica, atuando de forma organizada durante período crítico de queimadas.

Sob coordenação da Seção de Operações e Planejamento do Comando de Policiamento Militar Ambiental (CPAmb), as equipes executam vistorias técnicas em imóveis rurais previamente identificados, validam áreas indicadas por relatórios e alertas, realizam a delimitação geográfica e documentação fotográfica das áreas degradadas e aplicam os devidos autos de infração ambiental, termos de embargo e notificações.

A missão também tem como objetivo a apreensão de instrumentos, equipamentos e veículos utilizados nas infrações, além da devolutiva aos órgãos ambientais, garantindo a recuperação das áreas atingidas e a continuidade das medidas corretivas. Mais do que interromper condutas lesivas ao meio ambiente, a operação tem o intuito de assegurar a integridade dos ecossistemas e reforçar a presença do Estado nas áreas mais vulneráveis.

Resultados parciais de 01/08 a 01/09:

  • Vistorias realizadas: 59
  • Autos de infração lavrados: 15
  • Valor das multas aplicadas: R$ 1.990.136,16 (um milhão, novecentos e noventa mil, cento e trinta e seis reais e dezesseis centavos)
  • Área autuada: 577,51 hectares

SIGA-NOS NO Google News