Polícia
Pescador é preso horas antes do fechamento da temporada de pesca
Operação Piracema 2024/2025 inicia amanhã com fiscalização reforçada e uso de georreferenciamento
Terça-feira, 05 Novembro de 2024 - 09:09 | Roberta Martins

Na manhã desta segunda-feira (4), a Polícia Militar Ambiental (PMA) de Bonito, em colaboração com a Operação Protetor de Biomas, prendeu um pescador na Estrada do Quati, próximo ao Rio Miranda, em Bonito (MS), após denúncia de pesca predatória. A ação incluiu barreiras nas estradas e vistorias em ranchos, onde foram encontrados peixes sem comprovação de origem, acima da cota permitida e fora da medida regulamentada pela Lei 15.166/19.
Entre os peixes apreendidos estavam um cachara de 79 cm (quando o mínimo permitido é 80 cm) e quatro pintados, excedendo a cota de um exemplar por pescador, além de cinco piranhas. O infrator alegou ter adquirido os peixes de um pescador local, mas não possuía documentos para comprovar a procedência.
O pescador foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Bonito, e a PMA aplicou uma multa de R$ 4.393,70, conforme a legislação ambiental. Ao todo, foram apreendidos 52 kg de pescado.
A partir da meia-noite de 5 de novembro, inicia-se a Operação Piracema 2024/2025, proibindo a pesca nos rios de Mato Grosso do Sul até 28 de fevereiro de 2025 para proteger as espécies em período reprodutivo. Pescadores e estabelecimentos comerciais terão 48 horas após o início da proibição para realizar a Declaração de Estoque. Com o uso de georreferenciamento, a PMA intensificará a fiscalização, especialmente em áreas de difícil acesso.
Últimas Notícias
- Conhecimento - 15:57 'Mulheres na Ciência' será exibido no maior evento científico da América Latina
- Cultura - 15:32 Fundtur-MS lança agenda por um turismo acessível e inclusivo em Rio Verde
- Paraíso das Águas - 15:09 Proprietário deve indenizar em R$ 912 mil trabalhadores por tráfico
- UEMS - 14:45 Startup de MS transforma produtividade agrícola com fungos do Pantanal
- Oportunidades - 14:05 Prefeitura da Capital convoca assistentes de educação infantil
- Ponta Porã - 13:50 Por posse ilegal de arma, homem é preso em ponto de venda de drogas
- Saúde - 13:35 Cidades terão atendimento noturno em unidades de saúde; confira a lista
- Transporte - 13:00 Rodoviária receberá 21 mil viajantes no feriado prolongado
- Polícia - 12:10 Dupla presa com armas de fogo sem registro ou autorização
- Interior - 11:52 Jovem é esfaqueado com canivete após discussão com a esposa em MS