Polícia
Operação Boas Festas 2025 reforça de 40% no policiamento em todo o Estado
Intenção é fazer um policiamento de qualidade e dar segurança às pessoas que vão ao comércio ou ao lazer
Quinta-feira, 04 Dezembro de 2025 - 11:02 | Redação

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul deu início ontem (3), à Operação Boas Festas 2025, durante cerimônia realizada no Comando-Geral da corporação, em Campo Grande. A ação, que segue até 4 de Janeiro, reforça o policiamento para garantir mais segurança à população durante o período de compras, eventos e circulação intensa típica do final de ano.
O lançamento reuniu autoridades civis e militares e marcou o início das atividades reforçadas em todos os 79 municípios do Estado, abrangendo áreas urbanas e rurais, regiões turísticas, corredores comerciais e locais de grande fluxo de pessoas.
Representando o comandante-geral da PMMS, coronel Renato dos Anjos Garnes, o chefe do Estado-Maior, coronel Nivaldo de Pádua Mello, reforçou que a operação amplia o policiamento em todo o Estado, com atenção especial às regiões turísticas, cidades da fronteira e áreas rurais.
“Estamos reforçando o policiamento em todo o Estado, inclusive nos ranchos e propriedades rurais, muito procurados neste período de festas. O Batalhão Rural e a Polícia Militar Ambiental estão atuando em uma operação especial”, explicou.
O coronel destacou ainda o aumento de 30% a 40% no efetivo em cidades estratégicas, priorizando o policiamento ostensivo e preventivo para reduzir riscos relacionados ao abandono temporário de residências, deslocamento de famílias e maior circulação de turistas.
Capital
Segundo o comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), coronel Emerson de Almeida, somente na Capital haverá um aumento de aproximadamente 40% no efetivo empregado, considerando o crescimento da movimentação econômica, especialmente após o pagamento de salários e do 13º.
O coronel destacou que o planejamento contempla diversas modalidades operacionais: patrulhamento motorizado e a pé, apoio das unidades especializadas, como Cavalaria, reforço nas rodovias e áreas de turismo, além da utilização da aeronave da PMMS, que atuará tanto em missões ordinárias quanto em monitoramento aéreo de aglomerações e pontos sensíveis.
“A intenção é fazer um policiamento de qualidade e dar segurança às pessoas que vão ao comércio ou ao lazer. Toda a cidade estará policiada, com atenção especial aos corredores comerciais e gastronômicos”, afirmou o coronel.
Em Campo Grande, áreas como o quadrilátero entre as avenidas Mato Grosso, Fernando Corrêa da Costa e Rui Barbosa, além da região da 14 de Julho, onde ocorre a parada natalina, receberão maior presença policial.
Combate a crimes e atenção ao trânsito
Entre os crimes mais sensíveis deste período, a PMMS destaca o combate ao roubo e furto, que tendem a aumentar em razão do fluxo comercial. O coronel Emerson lembrou que houve uma redução de 22% nos crimes de roubo este ano e que o objetivo é manter a queda com ações intensificadas.
O trânsito também será alvo de fiscalização reforçada. O uso de bebida alcoólica associado à direção é um dos principais pontos de atenção. “Estamos reforçando o policiamento de trânsito para alertar os motoristas e evitar acidentes, especialmente envolvendo motociclistas, que infelizmente têm sido as principais vítimas”, afirmou.
Durante o evento, representantes da comunidade também reforçaram a importância da atuação integrada entre segurança pública e sociedade civil. O presidente do Conselho Comunitário de Segurança da região do Anhanduizinho, Irwing Ferreira, destacou: “A aproximação entre a comunidade e as forças de segurança tem sido essencial. A Polícia Militar, a Polícia Civil e os conselhos comunitários estão fazendo um excelente trabalho conjunto. ”
Com o início da Operação Boas Festas 2025, a PMMS reforça seu compromisso de garantir tranquilidade à população sul-mato-grossense, oferecendo mais presença nas ruas, apoio às atividades comerciais e proteção em áreas de lazer, turismo e trânsito.
Últimas Notícias
- Dourados - 11:35 Mulher é presa em flagrante ao extorquir jovem por vídeo íntimo
- Mato Grosso do Sul - 11:02 Operação Boas Festas 2025 reforça de 40% no policiamento em todo o Estado
- Operação Trilha de Hermes - 10:48 Sete presos em operação que investiga homicídio e ocultação de cadáver
- Justiça - 10:18 Caminhão provoca incêndio em fiação e Justiça pede indenização a padaria
- Acidente de trânsito - 10:00 Idoso atropelado na Capital perde dentes e parte da língua
- Dourados - 09:50 Vídeo: Homem furta loja de roupas e leva R$1000 em Dourados
- Pantanal - 09:36 Seminário do MIF cita redução de área queimada no Pantanal
- Paraná - 09:18 Acusado de matar a ex-mulher e o atual companheiro dela no Paraná é preso no Mato Grosso do Sul
- Residências - 08:55 Campo Grande abre inscrições para residências em saúde mental
- Justiça - 08:32 Transportadora deverá indenizar padaria após incêndio causado por caminhão

