Polícia
Mais de 7 toneladas de maconha escondida em carga de soja é apreendida
A carga foi levada por caminhão com placa de Dourados (MS) e teria como destino final o Porto de Santos (SP)
Segunda-feira, 02 Junho de 2025 - 16:50 | Redação

Uma carga de grãos de soja com cerca de 7,2 toneladas de maconha escondida no caminhão foi apreendida na noite desta quinta-feira (29), na Rodovia Arlindo Bettio (SP-613), na cidade de Rosana (SP), pela Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (DEFRON), em ação conjunta com a Delegacia de investigações sobre Entorpecentes (2ª DISE) de Presidente Prudente (SP).
As investigações iniciaram quando a DEFRON repassou a informação de inteligência à 2ª DISE, apontando que um caminhão Scania com placas de Dourados (MS), deixou a região de fronteira com destino à São Paulo, com a droga escondida. As equipes agiram coordenadamente e estrategicamente, ao monitorar as rotas usadas pelas organizações criminosas.
O caminhão foi encontrado e abordado próximo ao distrito de Primavera (SP). Por conta da ausência de estrutura segura para a inspeção imediata, o veículo foi escoltado para a base da Polícia Militar Rodoviária, onde houve a vistoria e localização da droga, que estava escondida entre os grãos de soja. A nota fiscal do material indicava o Porto de Santos (SP) como destino final, o que indica a tentativa de exportação da carga ilícita.
Confira o vídeo do caminhão carregado com a soja e o ilícito no momento da abordagem policial:
Outro automóvel foi abordado durante a ação, um veículo Peugeot vermelho, onde o condutor teria demonstrado comportamento suspeito e deu respostas que se contradizem, sendo identificado como possível batedor, por possuir registros de passagem por municípios da fronteira.
Dois homens foram presos em flagrante por tráfico interestadual de drogas e associação para o tráfico, permanecendo à disposição da justiça.

Esta apreensão representa um prejuízo estimado em mais de R$ 14 milhões ao crime. As investigações seguem afim de identificar demais envolvidos.
A ação integra os esforços contínuos da DEFRON e da Polícia Civil paulista no combate ao tráfico de drogas e à criminalidade transnacional. A DEFRON mantém canal aberto para denúncias anônimas, pelo telefone (67) 99633-7982. O sigilo é garantido.
Últimas Notícias
- Congresso - 18:18 CPMI do INSS ouve novas testemunhas na segunda-feira
- Educação - 17:51 Brasil avança, mas ainda tem 4,2 milhões em atraso escolar
- Participação - 17:25 Campo Grande abre espaço para diálogo público sobre projetos urbanos
- Nacional - 16:52 Senadores analisam proposta de auxílio-alimentação a servidores aposentados
- Esporte - 16:19 Escola pública de equitação fortalece vínculo com alunos da Rede Estadual
- Estudante - 15:50 UFGD anuncia convocação e locais de prova para o Vestibular 2026
- Ensino Superior - 15:19 UEMS oferece 472 vagas em cursos de graduação pelo PROUEMS 2026
- Cultura - 14:58 Espetáculo especial de comédia celebra fundadora de companhia teatral
- Regularização - 14:21 Defensoria propõe regularização fundiária e acesso à energia no Imbirussu
- Impacto - 13:43 Demarcação de terras indígenas melhora a saúde das comunidades, diz estudo