Polícia
Homem é preso durante operação contra esquema milionário de lavagem de dinheiro
Operação da polícia foi para desarticular quadrilha suspeita de lavar R$ 222 milhões do tráfico
Sexta-feira, 18 Dezembro de 2020 - 18:30 | Redação

Na manhã desta sexta-feira (17), suspeitos de praticarem lavagem de dinheiro do tráfico de drogas no Rio de Janeiro foram presos pela Polícia Civil em quatro estados. No Mato Grosso do Sul, com apoio da Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), um homem de 29 anos foi preso, no município de Antônio João, na fronteira com o Paraguai.
O homem estava com uma pistola calibre 9mm e mais 83 munições intactas. Ele foi conduzido à 1ª Delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã e por posse irregular de arma de fogo.
Ao todo foram cumpridos 11 mandados de prisão no país. Eles fazem parte quarta fase da operação Shark Attack, realizada pelo Departamento Geral de Polícia da Capital (DGPC) e pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público.
A operação visa desarticular uma quadrilha suspeita de lavar, em pouco menos de um ano, R$ 222 milhões gerados pelo tráfico. O esquema de lavagem usa empresas de fachada para financiar a compra das drogas e armamento. Segundo a polícia, os bens dos suspeitos foram bloqueados.
Em entrevista coletiva, o delegado do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-3), João Osinski Junior, disse que o líder do esquema fraudulento é de Ribeirão Preto, é empresário do ramo da construção civil, preso pela primeira vez na investigação em março, na terceira fase. Além da construção, a lavagem de dinheiro do tráfico nesse esquema acontece em empresas de shows e informática.
Entre os presos estão empresários em Ribeirão Preto (SP), em Jardinópolis (SP) e São José do Rio Preto (SP), além de suspeitos na capital carioca, nos estados do Mato Grosso do Sul e no Paraná, em Curitiba. Também havia um mandado de prisão para ser cumprido em Guatapará, mas o investigado não foi encontrado.
Últimas Notícias
- Oportunidades - 13:00 Novos cursos gratuitos para mulheres
- Oportunidades - 12:19 Prefeitura de Três Lagoas convoca profissionais de Apoio à Inclusão Escolar
- Vida profissional - 11:57 Estudo da CNI aponta 16 profissões do futuro no setor industrial
- Câmara Municipal - 11:37 Procuradoria firma parceria para fortalecer políticas em defesa das mulheres
- CNU - 11:17 Manifestação de interesse no CNU 2024 é prorrogada até terça-feira
- Agro - 10:50 Maracaju lidera a produção de soja em Mato Grosso do Sul, aponta SIGA-MS
- Solidariedade - 10:35 Família pede ajuda para reconstruir casa
- MPT - 10:10 Alerta para impactos do burnout e de transtornos psíquicos no trabalho
- Arte - 09:50 Festival Mais Cultura da UFMS será realizado de 22 a 27 de setembro
- Poder Judiciário - 09:35 Desembargador de MS tem enunciados aprovados em congresso nacional do STJ