Polícia
Gestantes a partir de 18 anos, com ou sem comorbidades, poderão ser vacinadas contra Covid-19 em MS
Além das gestantes, o percentual de 10% também poderá ser utilizado para imunização de mulheres lactantes
Sexta-feira, 18 Junho de 2021 - 18:52 | Suzy Jarde Vera

A partir deste final de semana, todas as gestantes a partir dos 18 anos, em qualquer idade gestacional, com ou sem comorbidades, poderão ser vacinadas em Mato Grosso do Sul contra a Covid-19. Para tanto, terão que, além de manifestar interesse pela vacina, apresentar autorização expressa do médico obstetra que estiver fazendo o acompanhamento gestacional.
A medida foi aprovada na mais recente reunião da CIB – Conselho Intergestores Bipartite, fórum que reúne os 79 secretários municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul e a Secretaria Estadual de Saúde (SES), realizada na tarde de quinta-feira (17).
De acordo com a Resolução 114 CIB/SES, para aplicar as doses da vacina contra a Covid-19 nesse segmento populacional, os municípios estão autorizados a empregar o quantitativo de 10% das vacinas pertencentes à Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (CEVE), destinado a ajustes operacional.
Além das gestantes, o percentual de 10% também poderá ser utilizado para imunização de mulheres lactantes, com até dois anos de amamentação; e genitores e/ou tutores que auxiliam nos cuidados de indivíduos com deficiência permanente e necessidades especiais.
Conquista
Segundo o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende, a imunização das gestantes é uma conquista na luta pela diminuição da mortalidade materna, principalmente após o advento a pandemia da Covid-19.
“Uma das metas do governo do Estado é diminuir esses números e, como ginecologista e obstetra, tenho isso como missão de vida. A vacinação das gestantes contra a Covid-19 vai nesse direcionamento”, salienta Geraldo Resende.
Últimas Notícias
- Brics - 18:35 Brics terá reunião de Conselho Popular no Rio de Janeiro
- Encontro - 18:10 Governo de MS promove 1º Encontro da Rede de Gestão Estratégica
- Ataques - 17:50 Secretaria da Mulher aciona corregedoria após novos insultos a Marina
- "UFC Campão" - 17:45 Lutas clandestinas na Capital são investigadas
- Política - 17:30 'Segura o André!': Sessão na Câmara tem gritos e confusão; veja vídeo
- Com cinco rajadas - 17:00 Jovem é executado a tiros de munição restrita
- Polícia Rodoviária Federal - 16:50 Carga de prata é apreendida sem documentação
- Concurso Público Nacional Unificado - 16:30 CNU 2025 tem mais de 100 mil inscritos em menos de 24 horas
- Doenças respiratórias - 16:10 Pesquisa aponta alta de internação por doenças respiratórias de não-vacinados
- Política - 16:00 LDO da Capital é aprovada com 275 emendas dos vereadores