• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Polícia

Fazendeiro investigado por matar vizinho é preso após cair em contradições

Conforme delegado, houve incompatibilidades entre os depoimentos prestados e os elementos encontrados na cena do crime

Segunda-feira, 14 Julho de 2025 - 16:39 | Redação


Fazendeiro investigado por matar vizinho é preso após cair em contradições
(Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na Notícia)

O produtor rural Paulo Afonso de Lima Lange, de 65 anos, investigado por matar a tiros o vizinho Volnei Kommers Beutinger, foi preso nesta segunda-feira, 14 de Julho, preventivamente. O crime ocorreu na última quinta-feira (10), em uma fazenda às margens da MS-468, no distrito de Itahum, em Dourados.

A prisão foi motivada por uma série de contradições nos depoimentos prestados por testemunhas e pelo próprio investigado, além de evidências colhidas na cena do crime, segundo informações do site Dourados News.

O pedido da preventiva foi representado pelo delegado do SIG (Setor de Investigações Gerais), Lucas Veppo, sob alegação de contradições durante depoimento, cena do crime e omissão de socorro. O pedido de prisão preventiva foi embasado no avanço das investigações, que incluíram a oitiva das principais testemunhas e a apreensão da arma utilizada no homicídio. 

A polícia encontrou incompatibilidades entre os depoimentos prestados e os elementos encontrados na cena do crime, principalmente no que diz respeito à dinâmica dos fatos e à conduta do investigado após os disparos. 

Outro fator que pesou na decisão judicial foi a ausência de socorro adequado à vítima.  Após efetuar os disparos, Paulo teria colocado o corpo de Volnei em um veículo e o levado até a fazenda vizinha, alegando que não conseguiu acionar o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) por falta de sinal de telefonia.

De acordo com as investigações, o crime teria sido o desfecho trágico de uma série de desavenças entre os dois produtores rurais.

Fazendeiro investigado por matar vizinho é preso após cair em contradições
Paulo Afonso e Volnei eram vizinhos (Fotos: Reprodução/Internet)

O estopim teria sido o fato de o gado de Volnei ter invadido a propriedade de Paulo, o que gerou uma nova discussão. Durante o conflito, houve um desentendimento físico entre o filho de Paulo e a vítima. Na sequência, o autor teria sacado uma arma e atirado contra o peito de Volnei, que morreu no local.

Até o momento, apenas Paulo é investigado pelo homicídio e que seu filho não teria participação direta no crime.

Após a prisão, Paulo foi conduzido à Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) e permanece à disposição da Justiça, aguardando audiência de custódia e possível transferência para a Penitenciária Estadual de Dourados (PED).

A Polícia Civil tem 10 dias para concluir o inquérito policial.

(Com informações dos sites Dourados News e Ligado na Notícia)

SIGA-NOS NO Google News