Geral
Deputado sugere que Protocolo Círculo do Cuidado seja instituído em MS
Protocolo de enfrentamento à violência é tema de projeto apresentado durante a sessão ordinária
Quinta-feira, 11 Dezembro de 2025 - 09:52 | Redação

Apresentado pela deputada Gleice Jane (PT), tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 323/2025 institui o “Protocolo Círculo do Cuidado” de enfrentamento à violência doméstica e de acolhimento às mulheres em situação de violência, no âmbito dos estabelecimentos públicos e privados do Estado de Mato Grosso do Sul. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
O Protocolo Círculo do Cuidado é de adesão voluntária por estabelecimentos públicos e privados, com o objetivo de fortalecer a rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar, por meio da identificação precoce, escuta qualificada e encaminhamento adequado das mulheres em situação de violência. A adesão voluntária poderá ser identificada com informação visível no local, constando a expressão: "Este estabelecimento adota o Protocolo Círculo do Cuidado de enfrentamento à violência doméstica e acolhimento das vítimas”, afixada em local de fácil visualização pelo público.
A matéria visa promover a identificação precoce de casos de violência doméstica por meio da capacitação e sensibilização de profissionais, fomentar a integração entre saúde, assistência social e justiça, incluindo o acompanhamento por Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e outros profissionais de atenção primária e estimular o aconselhamento e o apoio contínuo, garantindo sigilo e encaminhamento adequado à rede de proteção, entre outros objetivos.
Gleice Jane destaca as razões da apresentação de sua matéria. “A urgência desta proposição se torna ainda mais evidente diante do cenário alarmante vivido em Mato Grosso do Sul. Somente neste ano, 39 mulheres foram vítimas de feminicídio, número que escancara o descontrole da violência de gênero e reafirma a necessidade de políticas públicas estruturadas. O Protocolo Círculo do Cuidado propõe a constituição de uma rede de escuta solidária, reconhecendo cada espaço público ou privado como um potencial ponto de acolhimento, orientação e proteção. Protocolos como este estruturam práticas, orientam condutas e reduzem o improviso, garantindo que cada mulher seja atendida com dignidade, preparo técnico e sensibilidade”, definiu.
(Fonte: Assessoria de imprensa da ALEMS)
Veja Também
Últimas Notícias
- Dourados - 10:50 Sogro e genro são presos traficando 160kg de crack em Dourados
- Saúde - 10:33 Hospital Universitário realiza mutirão de cirurgias e exames no sábado
- Aero Rancho - 10:17 Vendedor de tapete parte para briga com canivete no Aero Rancho
- Poder Legislativo - 09:52 Deputado sugere que Protocolo Círculo do Cuidado seja instituído em MS
- Esporte - 09:38 Festival de Ginástica da Prefeitura reunirá 350 jovens atletas no sábado
- Ajuda - 09:00 Família terá que deixar o imóvel
- Expulsão - 08:50 Carol Lekker é expulsa de A Fazenda 17
- Sem registro - 08:39 Com arma da ex e munições, homem é preso em Nova Andradina
- Oportunidades - 08:15 Funsat oferta 1.252 vagas no Parque Ayrton Senna e na Agência
- Transporte - 08:08 Aberto cadastro e o recadastramento do passe do estudante na Capital

