Polícia
'Ele é o pai do meu amiguinho que brigou comigo na escola', lembra a pequena que foi empurrada a força na Capital
Nas imagens da câmera de segurança, a criança chega a tropeçar após ser empurrada e fica "acuadinha" em um canto
Terça-feira, 12 Março de 2024 - 14:53 | Marina Romualdo

"Ele está sendo preso, mamãe? Ele é o pai do meu amiguinho que brigou comigo na escola", esse é o relato marcante que ficou na memória da pequena de 4 anos empurrada a força pelo pai agressor de um colega de classe na segunda-feira (11) na Escola Municipal Professora Iracema de Souza Mendonça, em Campo Grande. Durante o depoimento especial na Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), ela confirmou o caso.
A reportagem do Diário Digital conversou com as advogadas da família da menina, Lione Balta Martins Cardozo e Flávia Heloisa Anselmo. De acordo com Liane, a criança é educada, gentil e amorosa. "Ela acabou de sair da creche e estudam juntos na mesma sala. Em depoimento, ele alega que ficou nervoso, pois, pediu mais de 5 vezes para diretora da escola para poder entrar, sendo que é proibido a entrada de pessoas que não trabalhem ou estudem no local. Em seguida, ele puxou a diretora pelo punho, a empurrou e invadiu o colégio".
"Se ver nas imagens, quando ele entra na escola dá para ver que a menina não está mais nem abraçada com o filho dele. Ela chegou, cumprimentou ele e conversou um pouco. Mas, quando o pai do menino vê que ela está perto, ele empurra ela. A criança chega a tropeçar e fica acuadinha no canto. No entanto, a questão do racismo não foi levantado pela família e nem pelo escritório. Mas, o que acontece é que não existe um motivo plausível para o que aconteceu", reforçou Lione.

A advogada relatou que não entende o motivo de recriminar o abraço e qual o problema de uma criança não poder encostar em outra? O pai agressor alegou que o menino não gosta de contato. Sendo assim, é preciso saber se ele tem alguma doença e se ainda isso está constatado em um laudo médico. Já a Flávia Heloisa esclareceu o ponto que nas imagens da câmera de segurança é possível ver que em nenhum momento o menino reage negativamente ao abraço da colega. "Então, a problemática se ficou em torno do pai".
"Não posso afirmar se foi ou não racismo, mas não descarto a possibilidade, pois, vivemos em um país estruturalmente racista", enfatizou Lione. Além disso, a advogada afirmou que agora com mais provas que são as postagens do agressor nas redes sociais dizendo 'morte a negrada', a ótica do caso é totalmente diferente. “Estamos em contato com a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB-MS) para conseguir andamento no caso, pois, a pequena está totalmente assustada com a situação e não podemos deixar que esse caso em pleno 2024 caia no esquecimento”.
Conforme o depoimento do pai da criança, ele admitiu o que fez e alega apenas ter ficado com raiva e nervoso ao ver a criança abraçando seu filho, sem maiores ou outras justificativas. E, admitiu ainda que já ordenou que o filho desse “uma porrada” na criança, caso ele fosse “importunado”. Por esse fato, a pequena não está mais indo à escola, pois, os pais estão com medo do que possa acontecer e aguardam a resposta da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para uma nova vaga escolar em outro colégio. Por fim, Lione destaca que com a violência nítida e estarrecedora, o caso foi registrado como agressão e segue sendo investigado pela DEPCA.
Veja o vídeo:
(Vídeo: Reprodução)
Últimas Notícias
- Oportunidades - 10:50 Corumbá abre seleção para professores efetivos com bolsa de R$ 1,2 mil
- Diversão e solidariedade - 10:30 Encontro de carros movimenta Capital
- Vacinação Antirrábica - 10:05 Vacinação contra raiva começa em agosto
- Meio ambiente - 09:40 Sementes da memória aproximam visitantes do Bioparque com a natureza
- Oportunidades - 09:32 Corpo de Bombeiros convoca candidatos para teste de aptidão física
- Contrabando - 09:09 PF prende 5 por contrabando no Bairro São Conrado
- Projeto amigos do parque - 08:40 Projeto quer restringir veículos elétricos no Parque dos Poderes
- Itahum - 08:20 Filho de acusado de matar fazendeiro se apresenta, presta depoimento e é liberado
- Trânsito - 08:00 Agetran informa interdições no trânsito deste fim de semana
- Acidente - 07:50 Camionete derruba poste na Capital