Polícia
Com capacidade para 603 presos, nova unidade da Gameleira vai suprir 13% do regime fechado masculino
Entrega da penitenciária contou com a presença do Ministro da Justiça e Segurança, Anderson Torres
Quinta-feira, 19 Agosto de 2021 - 18:35 | Redação

Com a 4ª maior massa carcerária do país, Mato Grosso do Sul inaugurou nesta quinta-feira (19) a Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira II, em Campo Grande. A unidade foi construída em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e teve investimentos de R$ 18,5 milhões.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, que reforçou a importância do trabalho integrado entre Governo Federal e os Estados.
“Entendemos que a segurança pública passa pelos presídios e uma das grandes saídas é enfrentar a questão da ressocialização, para dar um destino a essas mais de meio milhão de pessoas que estão nos presídios atualmente”, disse.
A diretora-geral do Depen, afirmou que foi investido mais de 1.4 bilhão de reais em estruturas, gerando mais de 21 mil vagas no sistema prisional do Brasil. “A expectativa é criar mais de 100 mil vagas até 2023 porque o desafio do Ministério é superar a grande déficit que nós temos no país, para prestar melhor assistência e separar os presos mais perigosos, colocando em prática a ressocialização”, comentou Tânia Maria Fogaça.
Com área de 6.982 m², a penitenciária possui 78 celas divididas em três pavilhões, sendo um deles com 11 celas da saúde e 12 celas disciplinares.
“Estamos inaugurando mais uma unidade prisional que será, totalmente, gerenciada pelos agentes e policias penais, desde a segurança interna, até escolta e custódia. Com 603 vagas, o que representa 13% na capacidade de vagas do regime fechado masculino, onde há existência de maior demanda de custodiados”, segundo Aud de Oliveira Chaves, diretor da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).
A penitenciária já se encontra equipada, com investimento na ordem de R$ 490 mil entre mobiliário, eletrodomésticos, equipamentos de áudio, vídeo, foto e informática, com recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen). Também foi providenciada uniformização para todos os custodiados a serem alojados neste estabelecimento prisional.
De acordo com o governador, Reinaldo Azambuja, “este é o segundo presídio que entregamos em parceria com Depen, mas vamos ampliar mais 903 vagas em presídios que já existem no estado com obras. Haverá ampliação nas cidades de Dois Irmão do Buriti, Naviraí, Nova Andradina, Três Lagoas e Paranaíba”
A unidade é a segunda do sistema penitenciário estadual a ser totalmente operacionalizada pelos servidores de carreira da Agepen, que cuidam desde a segurança interna, à vigilância das muralhas.
Para o presidente do SINSAP-MS (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de MS), André Luiz Garcia Santiago, a categoria vê com bons olhos os investimentos do Ministério da Justiça e Governo Estadual.
“É importante demostrar preocupação e tentar entender e melhorar a situação, mas esperamos que isso continue com políticas de Estado para que a ressocialização seja uma proposta efetiva, com investimentos contra crime organizado e aumento de efetivo”, finaliza.
Últimas Notícias
- Estupro de vulnerável - 19:00 Preso por engravidar cunhada de 13 e abusar de enteada de 11 anos
- '18k' - 18:40 Operação prende suspeito de roubo milionário de joias em Ponta Porã
- Polícia - 18:18 Traficante é preso e boca de fumo fechada em Caarapó
- Nacional - 17:50 Política de humanização do luto materno entra em vigor em 90 dias
- Campo Grande - 17:25 Terrenos invadidos são desocupados no Centro
- Nova Alvorada do Sul - 17:00 Morre mulher que ateou fogo em si mesma
- 'Tango Down' - 16:40 Operação desarticula grupo que usa aeronaves para transporte de drogas
- Música - 16:25 Sesc Lageado recebe oficina de voz e coral pelo projeto Sesc Partituras
- Estudantes - 16:00 Abertas inscrições para Auxílio Atenção à Saúde Mental, com apoio financeiro
- Tráfico de drogas - 15:40 Preso por tráfico receberia 3 tabletes de maconha como pagamento