Polícia
Ação autua área rural por queima ilegal em Corumbá
Ministério Público de Mato Grosso do Sul, em conjunto com a Polícia Militar Ambiental, fiscaliza e aplica multa
Quarta-feira, 27 Agosto de 2025 - 17:49 | Redação

Durante a Operação Prolepse, com apoio da Polícia Militar Ambiental (PMA) e coordenação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS), uma vistoria foi realizada, na última sexta-feira (22), na região do Abobral, zona rural de Corumbá, como parte do Programa Pantanal em Alerta 2025.
A operação tem como intuito de identificar pontos de ignição e responsabilizar infratores que desrespeitaram a legislação ambiental vigente.
A equipe da 2ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental comprovou o uso irregular de fogo na fazenda, com área queimada total de 1,05 hectares de vegetação nativa, durante o período proibido, conforme a Resolução Conjunta SEMADESC/IMASUL nº 004, de 31 de Julho de 2025, que suspende o uso de fogo no Pantanal, entre os dias 1º e 30 de Agosto.
A infração teve como resultado a lavratura de auto de infração ambiental, no valor de R$ 2 mil, além do embargo da área e orientação para recuperar o dano ambiental. O caso foi registrado pela PMA.
De acordo com o Coordenador do Núcleo Ambiental, o Promotor de Justiça Luciano Loubet, o trabalho teve como base a requisição do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente (Caoma/MPMS), com apoio técnico do Núcleo de Geotecnologias (Nugeo), que identificou, previamente, por meio de imagens de satélite, os polígonos de ignição ativos, a partir de 6 de Agosto. O relatório do NUGEO serviu de base para o deslocamento da equipe da PMA até a propriedade rural.
Conforme o Plano Operacional Integrado de Segurança Pública nº 001/2025/MS, o MPMS segue encaminhando os dados para a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e requisitando a ação integrada da Polícia Civil e da Perícia Criminal, para o aprofundamento das investigações, assim como a origem e eventual autoria dolosa das queimadas.
Confira a galeria de imagens:
Tudo Sobre:
corumba queimadas policia-militar-ambiental ministerio-publico-do-estado-de-mato-grosso-do-sulÚltimas Notícias
- Apoio Emocional - 19:06 Fundação Manoel de Barros celebra Dia do Psicólogo
- Economia - 18:20 2º colocado assumirá Rota da Celulose
- Destaque - 18:00 MS vence prêmio de competitividade
- Meio ambiente - 17:50 Inquérito do MPMS apura degradação ambiental e desmatamento
- Pantanal em Alerta - 17:49 Ação autua área rural por queima ilegal em Corumbá
- Operação Shamar - 17:48 Autor de tentativa de feminicídio é preso com armas em Camapuã
- Nova Alvorada do Sul - 17:41 Rodovia segue em pare e siga após acidente grave
- Segurança - 17:10 Ocorrências de golpe chegaram a 2,3 milhões entre janeiro e maio de 2025
- FIB 2025 - 16:52 FIB 2025 encerra com 120 mil pessoas e R$ 23 milhões movimentados
- Procura-se - 16:38 Comerciante é procurado após tentativa de homicídio por dívida