Plantão Saúde
Reforço contra Covid-19 é liberado para quem tem 20 anos ou mais
Ampliação de público visa tentar reduzir os riscos de um novo pico de casos da infecção em decorrência da variante BQ.1.
Sexta-feira, 25 Novembro de 2022 - 09:10 | Redação

A partir desta sexta-feira (25), pessoas com 20 anos de idade ou mais e que receberam o primeiro reforço da vacina contra a Covid-19 há pelo menos quatro meses poderão ir até as unidades de saúde referenciadas para tomar suas segundas doses. A medida de ampliar o público visa tentar reduzir os riscos de um novo pico de casos da infecção em decorrência da variante BQ.1.
Mesmo ainda não tendo sido isolada em Campo Grande, acredita-se que ela já deve estar em circulação, uma vez que estados como São Paulo e Rio de Janeiro, destinos frequentes de quem mora em Campo Grande e no interior, já confirmaram a presença da variante do vírus.
“Isolar a variante é só uma questão de tempo, porque sabemos que, com a facilidade de voos, principalmente, ela já deve estar circulando na cidade”, comenta a superintendente de vigilância em saúde, Veruska Lahdo. Para ela, um reflexo disso é o aumento no número de atendimentos a pacientes sintomáticos respiratórios e na busca por testes de diagnóstico.
A estratégia de aplicar o segundo reforço em toda a população até os 18 anos objetiva evitar que o cenário presenciado pela população entre dezembro de 2021 e janeiro deste ano se repita. “Na época, tivemos uma crescente gigantesca no número de casos positivos, e uma positividade mais de 40% em um dos meses. Nesse momento cerca de 6,9% dos testes têm o resultado positivo, mas devemos permanecer alertas”, conclui a superintendente. Confira os locais de vacinação disponíveis aqui
Últimas Notícias
- Do R7 - 12:16 Atriz posta imagens dos bastidores de Paulo, superprodução da Record TV
- Polícia Científica e Agepen - 11:48 Polícia colhe material genético de presos
- Clima - 11:00 Aumento de nebulosidade e chuvas em MS
- Festival de Inverno de 2025 - 10:50 Inscrições abertas para artesãos no Festival de Inverno de Bonito 2025
- Nacional - 10:12 Maltratar animais poderá resultar em demissão por justa causa
- Oportunidades - 09:52 Prefeitura abre vagas para cursos gratuitos de crochê e administração
- Economia - 09:09 Financeiras poderão exercer atividade de fintech de crédito
- Educação - 08:42 Prefeitura e FIEMS discutem parceria público-privada para novas creches
- Meio Ambiente - 08:09 Congresso Florestal MS reúne líderes e especialistas em Três Lagoas
- Leis trabalhistas - 07:39 Comissão aprova multa para demissões com motivação ideológica