Plantão Saúde
População enfrenta dificuldades para fazer teste de covid-19 na Capital
Pacientes ficam mais de uma hora em unidades de saúde para conseguir atendimento
Quarta-feira, 19 Janeiro de 2022 - 17:15 | Marina Romualdo

Com dificuldades em conseguir teste de covid-19 em Campo Grande (MS), população precisa ficar mais de uma hora em unidades de saúde para conseguir atendimento. A equipe do Diário Digital percorreu alguns pontos de testagem na tarde desta quarta-feira, 19 de Janeiro.
A diarista, Girlane de Lima Costa de 47 anos de idade, contou que está desde terça-feira (18) tentando ser atendida na unidade Noroeste. "Estou esperando desde ontem, quando me pediram para voltar hoje cedo. Porém, durante a manhã, também não havia mais testes. E, agora à tarde, voltei novamente para tentar fazer a testagem. Estou desde 13h aguardando e acredito que antes das 17h, não irei sair daqui", disse a diarista.
Para a operadora de caixa, Franciele Francisca Gonçalves de 35 anos, que estava aguardando o atendimento há três horas para ser atendida na unidade do Nova Bahia, não tem previsão de ser atendida ainda hoje. "O posto está lotado e não para de chegar pessoas para a testagem".
(Fotos: Luiz Alberto)
De acordo com os funcionários das unidades – Tiradentes e Pedrossian, relataram que a testagem acabaram durante a manhã desta quarta-feira (19). Já no Cel. Antonino, a administração destacou a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) não entregou testes hoje.
Ainda de acordo com os servidores, a população estava sendo encaminhada para outras unidades de saúde para realizar a testagem. A falta dos testes é por conta do aumento de casos de covid-19.
De acordo com Secretaria de Estado de Saúde (SES), atualmente existem 12.771 casos ativos da covid em Mato Grosso do Sul. O boletim epidemiológico desta quarta-feira (19) apresenta 1.709 novas infecções no Estado. A média móvel indica 1.131 confirmações diárias na última semana.
Outro lado – Em contato com a Sesau, a secretaria negou a falta de testes. Segundo eles, diariamente é realizado aproximadamente 1,5 mil testes na rede. Somente no Centro de Testagem, na região central, são realizados uma média de 500 a 550 por dia. E, nas as unidades de saúde, a fim de organiza o fluxo de pessoas, limitam o número diário de atendimento por senhas. Isso ocorre para que não seja extrapolada a capacidade operacional de cada local.

Últimas Notícias
- Poder Legislativo - 18:12 Sessão Solene na Câmara da Capital homenagea agricultores familiares
- PRF - 17:50 Dupla tenta fugir e é presa pelo transporte de drogas em Ivinhema
- Economia - 17:32 Desequilíbrio tributário faz governo perder R$ 200 bilhões anuais
- Política - 17:09 Lula crítica jornada 6x1 e defende escala de trabalho 'mais flexível'
- TVMS Record - 16:50 Balanço no Centro destaca promoções na região central de Campo Grande
- Poder Judiciário - 16:32 Inédito em MS, programa de guarda subsidiada é implantado em Sonora
- Oportunidades - 16:16 Novo leilão do Detran-MS tem Corsa Classic com lance inicial de R$ 3.545
- Fronteira - 15:50 Ministério Público cobra soluções para fornecimento de energia em Amambai
- Rede MS - 15:35 Rede 360 discute a importância da saúde mental
- Oportunidades - 15:15 Capital promove Semana da Tecnologia e Inovação da Juventude