• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
Teste de Covid-19

Nos primeiros cinco dias de funcionamento, drive-thru de testagem da Cassems realiza 3279 exames para covid-19

Desses 1.004 resultados positivos e 2.275 resultados negativos

(Foto: Divulgação/ Arquivo)

A  Cassems reafirmou o seu compromisso com a saúde pública, na inauguração do drive-thru de testagem para Covid-19, em uma força-tarefa com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Nos cinco primeiros dias de trabalho, foram 3279 exames realizados, com 1.004 resultados positivos e 2.275 resultados negativos. A unidade de coletas, que é a maior de Mato Grosso do Sul, tem funcionamento das 8h às 18h, com exame feito por meio de Teste Rápido Antígeno. 

No drive-thru, são permitidos apenas veículos automotores de 4 rodas. Com a parceria, são ofertados 700 testes de coronavírus gratuitos por dia para a população campo-grandense. O atendimento estará disponível para todos os cidadãos, beneficiados ou não pelo plano de saúde da Cassems, desde que tenham realizado o agendamento prévio pelo sistema da Secretaria de Estado de Saúde. O cadastro ocorre pela plataforma: https://www.saude.ms.gov.br/teste-rapido-antigeno-para-covid-19/

O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, explica que uma parceria como essa é fundamental. “Entramos no terceiro ano de enfrentamento à pandemia e se espera um esforço coletivo de todas as pessoas. A Caixa dos Servidores, sempre que chamada, estará presente para enfrentar os problemas mais importantes da saúde pública. Estamos aqui, como estivemos ativos na vacinação da população, também. O plano de saúde tem participado cada vez mais ativamente de toda a estruturação do sistema de saúde sulmatogrossense. Isso contribui muito com a saúde dos nossos beneficiários e acaba por contribuir para o bem-estar de toda a população”.

A iniciativa ocorre devido à alta de casos de Covid-19 na última semana de dezembro e primeiras semanas de janeiro, que tem movimentado as unidades hospitalares e preocupado a população. O crescimento do número de pessoas acometidas pela doença ocorre, ainda, em paralelo a um surto do vírus Influenza em Mato Grosso do Sul.

Alerta para ausências no drive-thru

O plano de saúde faz alerta para a população campo-grandense em relação às ausências no drive-thru de testagem para Covid-19. Nos cinco primeiros dias de atendimento, houve 4.113 agendamentos. Deste montante, 834 pessoas agendaram o exame e não compareceram. Como os testes são feitos apenas mediante cadastro, não há fila de espera. Logo, o não-comparecimento prejudica o fluxo de pacientes no centro de testagens.

Caso seja necessário cancelar o agendamento do teste para Covid-19, é possível entrar em contato com a SES pelo link https://www.saude.ms.gov.br/exame-covid-19/, clicar em “ABRIR UMA SOLICITAÇÃO DE SUPORTE DE EXAME DE COVID-19” e, em um formulário, explicar a necessidade do cancelamento. Assim, é possível otimizar as vagas para exames no drive-thru.