Plantão Saúde
Cobertura vacinal contra poliomelite é baixa em Três Lagoas com apenas 30% de adesão
Apenas 30% das mais de 7,4 mil crianças aptas para imunização estão vacinadas contra a doença
Terça-feira, 23 Agosto de 2022 - 15:56 | Redação

A cobertura vacinal de crianças entre 1 a 4 anos contra a poliomelite preocupa a a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas. No município a 333 quilômetros de Campo Grande, apenas 30% das mais de 7,4 mil crianças aptas para imunização estão vacinadas contra a doença.
Segundo a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, Três Lagoas precisa vacinar 7.422 crianças (de 1 a 4 anos de idade) contra a Poliomielite e até o momento apenas 2.112 doses foram aplicadas. A meta que deve ser atingida para garantir a imunidade coletiva é de 95% das crianças vacinadas e até o momento apenas 28,26% receberam a dose do imunizante.
De acordo com a coordenadora do setor de imunização Humberta Azambuja, 1.185 crianças de 1 a 4 anos foram vacinadas durante a ação realizada nas escolas e apenas 927 foram até os postos de saúde para receber a dose do imunizante.
Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a Poliomielite em Três Lagoas, a SMS em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) transformaram, nas últimas semanas, os Centro Educacionais de Ensino (CEIs) em pontos de vacinação.
A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença viral. A transmissão pode ser direta, de pessoa a pessoa, por secreções orofaríngeas (ao tossir, espirrar ou falar) ou pela via fecal-oral de forma indireta através de alimentos, água ou objetos contaminados com fezes de doentes ou portadores.
A infecção pelo poliovírus pode causar sequelas e levar à morte. Embora a maioria das pessoas que contrai o vírus não apresente sintomas, as infecções podem levar à paralisia irreversível em algum dos membros, sendo as pernas acometidas com maior frequência. Entre os pacientes que sofrem de poliomielite paralítica, 5% a 10% morrem por paralisia dos músculos respiratórios.
Últimas Notícias
- Saúde - 18:00 Corumbá divulga cronograma das salas de vacina até 19 de Setembro
- PMA - 17:39 Filhote de jiboia é resgatada em forro de refeitório na Capital
- Agora - 17:00 Funcionário da Solurb é atropelado e morre na Capital
- Prefeitura - 16:50 Com aumento de casos de câncer do colo do útero, Dourados reforça vacinação
- Política - 16:30 PEC altera data da posse do governador de MS para 6 de janeiro
- Poder Público - 16:16 Prefeitura de Três Lagoas realiza reformas em prédios públicos
- Educação - 15:56 SED abre consulta para formação de novo currículo da educação digital
- Capturado - 15:50 Preso assassino de Victória Roberta
- Oportunidades - 15:15 UFGD divulga inscrições homologadas do Vestibular 2026
- Gastronomia - 14:50 Concurso nacional de gastronomia tem participantes de MS concorrendo