Plantão Saúde
Até 2022 Campo Grande ganhará novo CAPS para atendimento de dependentes de álcool e drogas
Novo Centro funcionará no antigo prédio do CAPS Infanto Juvenil, no bairro Guanandi e foi aprovado pela Sesau
Domingo, 05 Dezembro de 2021 - 07:30 | Isabela Duarte

A Prefeitura de Campo Grande (MS) conseguiu aprovação do Ministério da Saúde para abrir um novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS -AD). O cronograma para adequar o espaço da unidade já foi estabelecido e ficará pronto até abril do próximo ano.
Com a nova unidade, o Município vai oferecer atendimento e tratamento mais adequados aos pacientes. Campo Grande é a terceira capital brasileira com o maior número de atendimentos psicossociais, segundo dados do Ministério da Saúde.
O novo Centro ficará no bairro Guanandi, onde funcionava o CAPS Infanto Juvenil antes de ser transferido para o Complexo em Saúde Mental, inaugurado em setembro. As mudanças necessárias na estrutura e adequação do espaço devem ser iniciadas ainda este ano. O projeto já foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde (Sesau).
Hoje, a Capital conta com um CAPS AD IV, que funciona 24h por dia, todos os dias da semana e possui 20 leitos de internação e o atendimento é feito por uma equipe multidisciplinas, formada por enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras e terapeutas ocupacionais.
O Complexo em Saúde Mental de Campo Grande, abriga uma CAPS Afrodite Doris Conti, uma Unidade de Acolhimento Infanto Juvenil (UAI) e o CAPS I.J. Também conta com residências multiprofissionais em saúde mental e médica em psiquiatria e o serviço de avaliação e acompanhamento de pessoas privadas de liberdade e de atendimento à população em situação de rua (Equipe Atenda).
A Rede de Saúde Mental do Município é composta por 6 CAPSs, sendo 4 CAPS III, 1 CAPS A.D IV, 1 CAPS Infanto Juvenil, 1 Unidade de Acolhimento e 3 Residências Terapêuticas. Pacientes com transtornos leves e moderados podem ser atendidos nas unidades básicas de saúde do Município (UBS/UBSF).
O Município também conta com 12 leitos contratualizados no Hospital Regional para atendimento de pacientes álcool e droga e 27 no Hospital Nosso Lar para pacientes com transtornos psiquiátricos.
(Com informações da Prefeitura)
Últimas Notícias
- Poder Legislativo - 18:12 Sessão Solene na Câmara da Capital homenagea agricultores familiares
- PRF - 17:50 Dupla tenta fugir e é presa pelo transporte de drogas em Ivinhema
- Economia - 17:32 Desequilíbrio tributário faz governo perder R$ 200 bilhões anuais
- Política - 17:09 Lula crítica jornada 6x1 e defende escala de trabalho 'mais flexível'
- TVMS Record - 16:50 Balanço no Centro destaca promoções na região central de Campo Grande
- Poder Judiciário - 16:32 Inédito em MS, programa de guarda subsidiada é implantado em Sonora
- Oportunidades - 16:16 Novo leilão do Detran-MS tem Corsa Classic com lance inicial de R$ 3.545
- Fronteira - 15:50 Ministério Público cobra soluções para fornecimento de energia em Amambai
- Rede MS - 15:35 Rede 360 discute a importância da saúde mental
- Oportunidades - 15:15 Capital promove Semana da Tecnologia e Inovação da Juventude