Interior
Após chamado para resgate de arara ferida, PMA orienta sobre captura de aves
Moradores suspeitaram de ferimento na ave, porém arara é filhote em fase de aprendizado de voo
Sábado, 17 Dezembro de 2022 - 17:18 | Redação

Um filhote de Arara-canindé foi solto em mata de Aparecida do Taboado (MS), município a 459 quilômetros da capital, nesta quinta-feira, 15 de dezembro, em fase de aprendizado de voo. Moradores da região central do município acionaram as autoridades ao suspeitarem de ferimento nas asas da ave. O filhote não apresentou resistência e foi solto em local próximo.
Conforme informações da Polícia Militar Ambiental (PMA), os policiais foram acionados por moradores do centro da cidade. Segundo os comunicantes, a arara estava em árvore e aparentemente ferida, pois estava há muito tempo no mesmo local.
A equipe da Polícia Militar Ambiental foi ao endereço indicado e capturou o animal. que não ofereceu resistência. A ave era filhote e estava em fase de aprendizado de voo, por isso permaneceu em cima da árvore.
A equipe, então, soltou o filhote pouco depois em um local próximo, com menos movimento e orientou somente que as pessoas não se aproximassem, pois os pais do filhote viriam alimentá-lo.
Orientações - Esse é o período reprodutivo da maioria das espécies de aves. Em um determinado momento, os filhotes não ficam mais nos ninhos, até porque precisam aprender a voar e a buscar seu próprio alimento na natureza, porém, os pais continuam alimentando-os e os protegendo, até que isso aconteça. Dependendo da espécie, às vezes, os pais ficam mais de um dia sem vir até o filhote enquanto buscam alimento.
Por essa razão, a PMA orienta que este não é caso de captura, pois não se pode retirar o animal do seu habitat, a não ser que esteja ferido. Devem-se deixar os filhotes onde estão e evitar aproximação, mesmo que haja algum risco relativo a serem predados por animais domésticos, embora não seja tão fácil, pois os filhotes quando saem dos ninhos já conseguem desenvolver voos curtos. No ambiente natural, existem muitos mais predadores do que nos perímetros urbanos. Se houver dúvidas, deve-se ligar para a PMA e solicitar informações.
Últimas Notícias
- Economia - 07:00 Último dia para adesão ao Refis
- Itahum - 18:04 Pecuarista foragido após matar vizinho
- Corumbá - 17:50 Monitorado por tornozeleira por descumprir medidas protetivas
- Educação - 17:30 Inscrições para o Enamed estão abertas; prazo segue até 18 de julho
- Política - 17:00 Pleito antecipado elege Mesa Diretora da Câmara para biênio 2027-2028
- Solidariedade - 16:54 Musicista pede doações para bancar cirurgia
- Prejuízo de R$ 100 mil - 16:44 Trio é preso em Operação Última Forma
- Poder Judiciário - 16:01 TJMS alcança 75% de acordos em audiências pré-processuais no 1º semestre
- PRF - 15:49 Carga de milho esconde 2,2 toneladas de maconha
- Poderes - 15:39 Deputados aprovam LDO que prevê R$ 27 bilhões para 2026 em MS