Geral
Vigilância apreende mais de 650 produtos vencidos em empresa de alimentos
Fiscalização retira produtos vencidos de circulação
Sábado, 04 Outubro de 2025 - 18:11 | Redação

A Vigilância Sanitária Municipal apreendeu, nesta semana, 659 itens vencidos, totalizando cerca de 3 toneladas, em um estabelecimento de alimentos em Dourados. A ação ocorreu durante inspeção prévia para renovação da licença sanitária, retirando do uso matérias-primas impróprias para consumo.
Segundo o gerente do Núcleo de Vigilância Sanitária e Ambiental, Diego Mesquita, a apreensão foi resultado de uma fiscalização minuciosa realizada pela equipe técnica. “Encontramos produtos vencidos no estoque que seriam usados na fabricação de alimentos. Fizemos a apreensão e a empresa foi autuada. O estabelecimento tem 15 dias para apresentar defesa e, após essa análise, será definida a penalidade, que pode variar de advertência a multa”, explicou.
Para estabelecimentos do setor alimentício enquadrados no alto risco, conforme a Resolução SES nº 80/2020, o processo de licenciamento exige a apresentação de documentos legais, como prova de constituição da empresa, além da vistoria física. Durante a fiscalização, a Vigilância verifica o cumprimento das Boas Práticas de Fabricação (BPF), incluindo normas de higiene, armazenamento, manipulação de alimentos, controle de pragas, uso de EPIs e manutenção adequada de equipamentos.
O alvará sanitário só é concedido após a comprovação de que o estabelecimento atende integralmente às exigências, assegurando a qualidade dos serviços e a proteção à saúde da população. Diego Mesquita destacou que as inspeções visam resguardar a saúde coletiva, avaliando a estrutura, os documentos e os procedimentos operacionais das empresas. “Nossas equipes realizam inspeções rigorosas tanto para a liberação de licenças quanto em fiscalizações de rotina e em resposta a denúncias da comunidade”, reforçou.
Últimas Notícias
- Mundo Novo - 18:00 Três veículos são apreendidos com cigarros e agrotóxicos
- Fiscalização - 17:50 Dono de comércio irregular de motos é preso em Rio Verde do MT
- Infraestrutura - 17:30 MS Ativo garante recursos para Bandeirantes atingir 90% de pavimentação urbana
- Tráfico de drogas - 17:00 Sete são presos em ponto de distribuição de droga em Coxim
- Esporte - 16:50 Pan-Americano de Canoagem projeta Corumbá no circuito dos grandes eventos
- Violência doméstica - 16:30 Ex-companheiro descumpre medida protetiva e é preso na capital
- Campo Grande - 16:16 Audiência vai discutir empreendimento de 440 moradias no Monte Castelo
- Procura-se - 15:50 Polícia procura foragidos por estupro de vulnerável e homicídio
- Economia - 15:30 Economia brasileira avança apenas 0,1% no terceiro trimestre, aponta FGV
- Desenvolvimento - 15:17 Estado amplia investimentos e entrega moradias e veículos em Alcinópolis

