Geral
Avenida Afonso Pena ganha vida em videoclipe de trio musical
Obra une poema, composição inédita e vozes femininas em registro audiovisual que celebra a identidade da Capital
Sábado, 27 Setembro de 2025 - 10:35 | Redação

Lançado em 24 de setembro, o videoclipe da obra Avenida Afonso Pena transforma em imagem e som um dos principais símbolos de Campo Grande. Com violão de Evandro Dotto e as vozes de Bianca Danzi e Mara Brandão, a produção mistura música, poesia e memória, criando um retrato artístico da cidade. O vídeo já está disponível no canal de Evandro no YouTube: assista aqui.
A canção nasceu do encontro entre o poema de Rubenio Marcelo e a música de Marcelo Fernandes. Escrita originalmente para voz e violão, ganhou, a pedido de Evandro, uma versão inédita para duas vozes femininas.
“A melodia nasce do poema do Rubênio, um soneto rígido em sua forma, mas sublime no conteúdo. Quando o Evandro me pediu a segunda voz, já havia elementos latentes que vieram reforçar o campo dos afetos, trazendo um novo sentido. Escolhi o poema porque a Afonso Pena é maravilhosa, uma fotografia saudosa da cidade. Fazer essa homenagem é como em São Paulo homenagear a Avenida Paulista”, reflete Marcelo Fernandes.
Para o poeta Rubenio Marcelo, a obra carrega a alma da capital. “Como cidadão campo-grandense e poeta, tive na nossa Avenida Afonso Pena uma inspiração natural e justa. Celebrar essa avenida é pulsar em harmonia com o ritmo telúrico que nos impulsiona a seguir no cotidiano. A letra teve a felicidade de receber a inspiração incrível do Marcelo Fernandes, que musicou com sua genialidade. Agora, celebrada pelo talento do Opus Vivare, essa canção segue como expressão de uma das principais avenidas do Brasil”, pondera.
Evandro Dotto, responsável por costurar poema, melodia e audiovisual, vê na gravação uma experiência singular. “Gravar essa música e ainda poder simbolizá-la através das imagens tem sido uma experiência muito rica. Foi um prazer imenso ter essa obra cedida pelo Marcelo, um amigo e professor que admiro muito. A felicidade de gravar também vem pelo fato de ser inédita nesta versão, o que nos traz desafios e responsabilidade. Representar um grande escritor e um compositor da nossa cidade é uma honra”.
Ao lado da soprano Bianca Danzi, a mezzo-soprano Mara Brandão destaca sua estreia em projeto dessa dimensão: “Lançar este clipe é me lançar neste meio. É tudo novo para mim. A música é linda e desafiadora. O Rubênio retrata a avenida de uma forma belíssima, quase como uma Campo Grande antiga, mas ainda assim tão viva. Gravar o clipe foi um momento memorável, que vai marcar a minha história”.
Entre a poesia de Rubenio, a música de Marcelo, a execução de Evandro e as vozes de Bianca e Mara, nasce um retrato artístico da cidade. “Avenida Afonso Pena” conta com investimento da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, por meio do MinC (Ministério da Cultura), operacionalizado pelo Governo do Estado, através da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul).
Últimas Notícias
- Economia - 14:32 'Centro em Ação' prevê R$ 100 milhões
- Oportunidades - 14:10 Seis novos cursos gratuitos na Capital
- Agora - 13:59 Acidente na BR-163 provoca uma morte
- Saúde - 13:30 Infecções por Aedes aegypti aumentam risco de complicações no parto
- Justiça - 13:00 STF decide sobre vínculo trabalhista de motoristas e entregadores
- Economia - 12:19 MS tem duas empresas finalistas no Prêmio Finep de Inovação
- Esportes - 11:54 MS encerra Jogos da Juventude 2025 em 6º lugar no ranking geral
- Literatura - 11:30 Jovem lança seu primeiro livro
- Oportunidade - 11:11 PreviD lança inscrições para estágio em Dourados
- Atenção aos prazos - 10:51 Hospitais têm até amanhã para aderir à nova política hospitalar