Geral
Veterinária indica tratamento homeopático para insuficiência renal de pets
A homeopatia para tratamento e prevenção de diferentes patologias será tema abordado por ela em palestra no dia 19 de março, no Bioparque Pantanal, a partir das 8h, durante o Conapet, evento realizado pela Homeopet
Quarta-feira, 19 Março de 2025 - 09:36 | Redação

A insuficiência renal é uma doença grave e silenciosa que afeta milhares de cães e gatos, muitas vezes sendo detectada apenas quando mais de 70% da função renal já está comprometida. Diante desse cenário, a médica veterinária Patrícia Martins Rezende, especialista em homeopatia veterinária, reforça a importância de alternativas terapêuticas que possam atuar diretamente na melhora da função renal e na qualidade de vida dos animais. A homeopatia para tratamento e prevenção de diferentes patologias será tema abordado por ela em palestra no dia 19 de março, no Bioparque Pantanal, a partir das 8h, durante o Conapet, evento realizado pela Homeopet.
Segundo a especialista, o maior desafio do tratamento convencional da insuficiência renal é a limitação das opções terapêuticas disponíveis. "Não existe, na terapêutica alopática, um medicamento que atue diretamente nos rins, estimulando sua função. Os tratamentos convencionais focam apenas em oferecer suporte ao organismo para lidar com a doença, mas não conseguem agir diretamente no rim", explica.
É nesse contexto que a homeopatia veterinária surge como uma alternativa segura e eficaz. "Os medicamentos homeopáticos não apresentam efeitos colaterais ou contraindicações e têm como objetivo melhorar a função renal. Eles atuam via sistema nervoso central, estimulando os néfrons ainda viáveis, deixando sua função mais eficiente e ajudando a revitalizar aqueles que estão começando a perder sua capacidade", detalha a veterinária.
No entanto, Patrícia ressalta que a homeopatia não pode recuperar tecido renal já perdido, mas pode auxiliar na preservação da função dos néfrons que ainda estão ativos. "Se iniciarmos o tratamento nos primeiros estágios da doença, a chance do animal recuperar sua função renal e voltar ao normal é muito grande. Já nos casos mais avançados, o objetivo principal passa a ser a melhoria da qualidade de vida do pet", afirma.
A insuficiência renal pode ter diversas causas, incluindo predisposição genética, alimentação inadequada e o uso prolongado de medicamentos. Além disso, doenças como leishmaniose e a doença do carrapato também podem levar ao comprometimento renal. "A leishmaniose, por exemplo, afeta os rins devido à deposição de imunocomplexos, e o próprio tratamento pode sobrecarregar ainda mais a função renal. A doença do carrapato, como a erliquiose, também pode impactar diretamente a saúde renal do animal", pontua Patrícia.
Durante o Conapet, a especialista abordará detalhes sobre a aplicação da homeopatia. "Ela tem se consolidado como uma alternativa eficiente para diversas doenças em pets, e o Conapet será uma excelente oportunidade para discutirmos os avanços nessa área", conclui.
Últimas Notícias
- Oportunidades - 18:13 UFGD abre vestibular exclusivo para pessoas com 60 anos ou mais
- Esportes - 17:53 Alunos do Sesi conquistam medalhas na Copa Brasil de Tênis de Mesa
- Nova Andradina - 17:10 Motorista entra na contramão e causa colisão frontal em rotatória
- Operação Semana Santa - 16:53 Veículo com restrição judicial é apreendido na MS-134
- Saúde - 16:13 Consulta pública sobre PPP do HR está aberta até 15 de Maio
- Economia - 15:50 Entenda a ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida
- Saúde - 15:12 Investimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país
- Ministério de Minas e Energia - 14:53 Luz para Todos beneficiou cerca de 30 mil indígenas do Brasil desde agosto de 2023
- Poder Legislativo - 14:15 Assembleia recebe na quinta-feira prestação de contas dos Poderes
- Poder Legislativo - 13:40 MS poderá ter programa de vídeo treinamento para familiares de autistas