• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Oficinas gratuitas fortalecem economia criativa em Campo Grande

Capacitações presenciais em gastronomia e artesanato buscam qualificar moradores para o mercado e estimular o empreendedorismo local

Quinta-feira, 08 Maio de 2025 - 18:10 | Redação


Oficinas gratuitas fortalecem economia criativa em Campo Grande
Alunas apresentando artesanatos feitos no curso (Foto: Divulgação/Prefcg)

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades) começou nesta semana a temporada de cursos e oficinas voltadas ao incentivo da economia criativa. A iniciativa faz parte do programa de gestão e busca incentivar o empreendedorismo local e a geração de renda, por meio da valorização de talentos e saberes da comunidade.

A programação conta com cursos e oficinas gratuitas em áreas como artesanato e gastronomia. Na parte de Gastronomia, o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) será parceiro nas ações.

A primeira oficina realizada foi a de ‘Decoração em Flores de Papel’, que abre espaço para trabalhos de decoração em festas e eventos, por exemplo. A iniciativa foi realizada pela servidora Jane Arguello, com as atividades desenvolvidas no Bairro Arnaldo Estevão Figueiredo. “Começamos hoje as nossas capacitações, que são voltados principalmente para jovens e mulheres que buscam uma oportunidade de qualificação para ingressar ou se fortalecer no mercado de trabalho”, explicou.

Oficinas gratuitas fortalecem economia criativa em Campo Grande
Alunas em curso de artesanato (Foto: Divulgação/Prefecg)

Outras ações voltadas à gastronomia já estão sendo organizados. Vai ter curso de ‘Atendimento e Encantamento de Garçons’, ‘Gestão Operacional de Bares e Restaurantes’, ‘Batidas e Coquetéis’, ‘Higiene na Manipulação de Alimentos’ e muitos outros temas.

“Buscamos selecionar cursos e capacitações que vêm ao encontro do mercado de trabalho, de áreas onde identificamos que há procura de mão-de-obra e serviços, tanto no sentido de atender quem precisa do emprego, quanto atender os empregadores. Se temos mão-de-obra qualificada, ganha o empregado – que poderá ter uma renda melhor e o empregador – que terá funcionários preparados para atender ao público”, avalia o titular da Semades, Ademar Silva Junior.

As aulas são presenciais e estão previstas para acontecer nas sete regiões de Campo Grande, com foco nos corredores comerciais e gastronômicos. Para saber a programação é só ficar de olho nas redes sociais, para acompanhar as próximas datas e vagas disponíveis.

SIGA-NOS NO Google News