• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Vereadores aprovam autorização para compra de vacina

Câmara aprovou projeto em regime de urgência durante sessão extraordinária

Quarta-feira, 13 Janeiro de 2021 - 11:31 | Thays Schneider


Vereadores aprovam autorização para compra de vacina
Sessão foi realizada com apenas 25 vereadores (Foto Luciano Muta)

Câmara de Campo Grande aprovou em regime de urgência o projeto de lei que autoriza a aquisição de vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e não fornecidas pelo Programa Nacional de Imunizações, com objetivo de garantir a cobertura total de toda a população do Município. Vereadores aprovaram a liberação de R$ 20 milhões  para aquisição das vacinas.

A sessão extraordinária aconteceu nesta quarta-feira (13). Compareceram 25 dos 29 vereadores. O resultado foram 24 votos favoráveis sendo que o presidente da Casa de Leis não votou, o que acontece apenas em casos de empate. A  proposta foi analisada pelas comissões de Legislação e Justiça, Finanças e Orçamento e de Saúde, que deram aval ao projeto.

O vereador Sandro Benites (Patriota) afirmou que a vacina é fundamental para frear o vírus. “ Antes da compra precisamos saber da eficiência da vacina, vamos aguara Anvisa liberar a venda. Objetivo é frear as mortes pela a covid-19, não quero ver mais UTI’s lotadas”, explicou.

Vereadores aprovam autorização para compra de vacina
Vereador Sandro Benites (Foto Luciano Muta)

De acordo com o  presidente da Casa, Carlos Augusto Borges, o Carlão, a vacinação seguirá o modelo da Organização Mundial da Saúde (OMS) , priorizando trabalhadores da saúde, população idosa com 75 anos ou mais, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de Longa Permanência (asilos e instituições psiquiátricas) e indígenas/aldeados/povos e comunidades ribeirinhas. Além disso será feita uma comissão com vereadores médicos que serão responsável pelas fiscalizações do legislativo municipal em relação a esse assunto.

Vereadores aprovam autorização para compra de vacina
Presidente da Câmara , Carlão Borges (Foto Luciano Muta)

O vereador e também médico urologista Jamal Salém ressaltou a priorização na aplicação das doses. "Vamos seguir a escala de prioridade, queremos imunizar o maior número de pessoas possíveis. Objetivo é parar com as mortes e as infecções causado pelo novo coronavírus", salientou o parlamentar.

Vereadores aprovam autorização para compra de vacina
Vereador explicou sobre aquisição da vacina (Foto Luciano Muta)

A prefeitura de Campo Grande já oficializou o pedido de 347.817 doses da vacina Coronavac ao Instituto Butantan. A proposta enviada, conforme divulgado pela prefeitura, estima a aquisição de 121.736 doses da vacina (1ª dose) já em janeiro. Outras 104.345 em fevereiro e 121.736 em março de 2021.  

SIGA-NOS NO Google News