• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Vacina pentavalente começa a ser distribuída hoje aos Estados

Quinta-feira, 09 Janeiro de 2020 - 14:21 | Redação


Segundo o ministério, o Brasil compra a vacina por meio do Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), pois não existe laboratório produtor no país. Em julho de 2019, lotes do laboratório pré-qualificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) foram reprovados no teste de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde e em análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em agosto, o Ministério da Saúde solicitou reposição do produto, mas, naquele momento, não havia disponibilidade imediata no mercado mundial.

O Ministério da Saúde começa a distribuir nesta quinta-feira (9) 1,7 milhão de doses da vacina pentavalente aos estados, que vão encaminhá-las em seguida aos municípios. De junho a dezembro do ano passado, a oferta foi irregular por causa de problemas com os fornecedores. A vacina garante proteção contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria Haemophilus influenza tipo B (responsável por infecções no nariz e na garganta).

Em Campo Grande, a vacina pentavalente, destinada a bebês a partir de 2 meses de idade, continua em falta em todos os postos de saúde, desde agosto do ano passado. 

Aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida, a vacina imuniza os bebês contra tais enfermidades. É ainda necessário aplicar o reforço aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

A chegada aos postos da Capital vai depender da agilidade do Estado para disponibilizar as doses aos municípios de MS. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) estima que a vacina não deve demorar, já que a distribuição do Ministério da Saude começou hoje. A SES (Secretaria Estadual de Saúde) confirmou a chegada de 15 mil doses para o Estado na próxima semana. 

Com informações da Agência Brasil

SIGA-NOS NO Google News