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UFGD discute intercâmbio de alunos de pós-graduação para o México

Iniciativa quer a formação e capacitação para atuar em pesquisa sobre educação, inclusão e diversidade

Quinta-feira, 19 Setembro de 2024 - 13:51 | Redação


UFGD discute intercâmbio de alunos de pós-graduação para o México
Professora Magda Sarat, da FAED/UFGD, no consulado do México em São Paulo (Foto: Divulgação)

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) está em tratativas avançadas com a Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) para viabilizar um programa de intercâmbio acadêmico para alunos da Faculdade de Educação (FAED) e da Faculdade de Direito e Relações Internacionais (FADIR). 

A iniciativa faz parte das ações do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, do qual a UFGD faz parte por meio do projeto Acessa PG: aplicativo para avaliação de acessibilidade e inclusão em programas de pós-graduação, coordenado pelo professor Reinaldo dos Santos. 

A professora Magda Sarat, da FAED e integrante da equipe do projeto, esteve recentemente no consulado do México em São Paulo, onde foi recebida pelo cônsul-geral adjunto José Alberto Limas Gutiérrez. O objetivo da reunião foi dar continuidade às tratativas para o envio de alunos da UFGD ao México, como parte da cooperação internacional com a UNAM. Os estudantes que participam desse intercâmbio estão envolvidos no desenvolvimento de tecnologias assistivas e sociais, por meio de um aplicativo que visa criar protocolos de avaliação de acessibilidade e inclusão em programas de pós-graduação (PPGs).

O projeto não busca apenas aprimorar as ações de acessibilidade e inclusão de minorias sociais, com ênfase em negros, indígenas e pessoas com deficiência, como também oferece uma plataforma gratuita e colaborativa, disponível para a comunidade acadêmica e muitos usuários específicos. Além disso, a iniciativa tem como prioridade a formação e capacitação de docentes e discentes para atuar em pesquisa sobre educação, inclusão e diversidade.

O intercâmbio, que conta com bolsas da CAPES, prevê o envio de docentes em missões de trabalho, além de 16 doutorandos para o doutorado-sanduíche e 24 mestrandos para o mestrado-sanduíche. A expectativa é que esse projeto fortaleça a cooperação entre grupos de pesquisa das duas universidades, promova a internacionalização da pós-graduação e amplie a discussão sobre igualdade social e racial em ambientes acadêmicos.

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