Geral
UFGD abre 115 vagas para refugiados e imigrantes em situação vulnerável
Inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da UFGD; prova de redação será em 1º de dezembro
Segunda-feira, 06 Outubro de 2025 - 09:00 | Welyson Lucas

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) está oferecendo 115 vagas em cursos de graduação para refugiados e outros imigrantes em situação de vulnerabilidade. A oportunidade é oferecida por meio do Processo Seletivo de Acolhida Humanitária (PSAH-2026.1/UFGD).
As vagas são destinadas a imigrantes que residem no Brasil como refugiados, asilados políticos, apátridas, portadores de visto temporário de acolhida humanitária ou com autorização de residência para fins de acolhida humanitária. A inscrição é gratuita e deve ser feita no site https://selecao.ufgd.edu.br. É necessário possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF).
As oportunidades estão distribuídas em 25 cursos, incluindo Administração, Agronomia, Artes Cênicas, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Computação, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Física, Geografia, Gestão Ambiental, História, Letras, Matemática (Licenciatura matutino e noturno), Nutrição, Química (Bacharelado e Licenciatura), Tecnologia em Escrita Criativa e Zootecnia.

A seleção será realizada por meio de uma prova de redação em língua portuguesa, marcada para o dia 1º de dezembro, das 19h às 21h. No dia da prova, os candidatos devem chegar com pelo menos 45 minutos de antecedência, apresentar documento de identificação original com foto e levar caneta esferográfica preta ou azul escura de material transparente.
O resultado preliminar será divulgado em 15 de dezembro, com prazo para recursos, e o resultado será publicado em 18 de dezembro. As matrículas dos aprovados começam em 19 de janeiro, seguindo as datas indicadas no edital de convocação. O início das aulas do primeiro semestre de 2026 está previsto para 23 de fevereiro.
O PSAH tem como público-alvo pessoas em situação de vulnerabilidade migratória. Nos últimos anos, Mato Grosso do Sul recebeu centenas de migrantes, especialmente haitianos e venezuelanos, que deixaram seus países devido a crises ambientais e econômicas.
O edital completo do processo seletivo traz informações detalhadas sobre documentação exigida, inscrição e matrícula, sendo fundamental que os candidatos leiam e concordem com seus termos.
Informações e contatos:
Centro de Seleção (inscrição): (67) 3410-2840 | [email protected]
Gestão de Secretarias Acadêmicas (documentação e matrícula): (67) 3410-2820 | [email protected]
Página oficial do PSAH: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/psah/psah-2026-1
Últimas Notícias
- Economia - 17:55 Correios aprovam demissão voluntária e fechamento de agências
- Educação - 17:35 Pré-matrículas para Reme 2026 começam no dia 2 de dezembro em Três Lagoas
- Guinada - 17:17 Gestor dá dicas impulsionar a carreira na reta final de 2025
- Bolsonaro - 16:50 Bolsonaro usou ferro de solda para tentar abrir tornozeleira
- Estrela Dalva - 16:34 Homem ameaça irmã e cunhada com faca após briga
- Dourados - 16:10 Polícia procura pistoleiros que executaram ex-presidiário em Dourados
- Jair Bolsonaro - 15:47 Bolsonaro ficará em cela da PF
- Supremo Tribunal Federal - 15:35 Parlamentares se dividem entre apoios e críticas à prisão de Bolsonaro
- Cultura - 15:18 MS Dance Fest 2025 reúne mais de 20 competidores em batalha de danças
- Oportunidades - 14:50 MPE abre inscrições para o processo seletivo de estagiários e residentes

