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Uber vs Táxis: Quais são as diferenças entre seus seguros e como pagar menos seguindo as normas
Terça-feira, 09 Abril de 2019 - 09:00 | Redação
No contexto dos transportes, é notório o fenômeno representado pela Uber, que vem ganhando rapidamente espaço por todo o território da América Latina e cada vez mais tem competido com os serviços tradicionais de transporte de passageiros, como o Táxi. No Brasil, existe de forma relativamente assentada, como uma realidade presente na maioria dos grandes centros urbanos, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, e em várias outras capitais e cidade interioranas de médio porte. No entanto, o seguro a este tipo de veículo é algo bastante recente. Até pouco tempo atrás, por exemplo, não eram concedidos seguros para automóveis que seriam utilizados como Uber, quadro que atualmente está se modificando, com um crescente número de seguradoras que têm aderido e expandido sua cobertura. Por isso, tentaremos hoje aclarar alguns pontos relacionados ao tema, sobre como fazer um seguro para um auto Uber ou para Táxi, tentando explicar também algumas possíveis diferenças e vantagens entre um e outro.
Mas, antes de mais nada, uma pergunta: o que fazer quando depois de haver realizado o seguro, o carro passou a ser utilizado para uso de transporte de passageiros?
Para os casos de motoristas que passaram a trabalhar como taxistas ou motoristas da Uber depois de haverem feito o contrato de seguro, recomenda-se que realizem, antes de que ocorra qualquer sinistro, um endosso do seu seguro, o que nada mais é que acrescentar dados ao mesmo, atualizando-o. Essa atualização da apólice é de suma importância, pois, por mais que o valor do seguro a ser pago pelo motorista aumente, já que agora estará declarando que usará o carro para trabalho (ou seja, expondo-o a riscos maiores), com isso ele terá, no entanto, a segurança de ser indenizado ou de ter a cobertura que seja na hora de um eventual acidente. Para os casos de motoristas que necessitem fazer um novo seguro porque a seguradora lhe negue o endosso ou também para quem não tem seguro ainda e queira trabalhar com seu automóvel, é recomendando, sempre, antes de tomar qualquer decisão, comparar as coberturas do seguro de auto mensal, pois seus valores e coberturas costumam variar consideravelmente de seguradora para seguradora.
Quais são as principais diferenças entre um seguro para táxi e um seguro para Uber?
Uma das grandes diferenças entre os seguros de Táxi e de Uber é que quando o taxista adquire um auto novo, destinado a esse uso, ele contará com isenção de certos impostos: ICMS e IPI. Isso faz que o carro seja adquirido por um valor menor, o que é relativamente vantajoso em um primeiro momento, mas, depois de fazer o seguro, caso sofra algum sinistro, e mais especificamente uma perda total, não receberá a totalidade (100%) do valor do veículo de acordo com a Tabela Fipe, justamente por conta do abatimento que o valor do veículo teve no momento da compra. O valor de uma indenização por perda total para um táxi, por conta disso, gira em torno de 65% a 80% do valor descrito na Tabela
Vale dizer que tanto um motorista da Uber como um taxista devem pagar, além do IPVA o DPVAT, que é o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre. Tal seguro existe desde 1974, havendo sido criado pela lei 6.194/74, e é um direito, mais especificamente uma indenização a ser requerida por qualquer pessoa que se veja envolvida em algum tipo de acidente automobilístico, seja como condutora do veículo, passageira ou inclusive como pedestre. Como se pode ver, é um seguro que cobre apenas despesas médicas, bem como casos de morte ou de invalidez geradas pelo acidente, não cobrindo danos a veículos. É administrado pela Seguradora Líder e que deve ser pago uma vez ao ano, sem exceção, pois, em caso de não pagamento, isso impossibilita, por exemplo, tanto o licenciamento do veículo como também que o automóvel possa ser transferido para o nome de alguma outra pessoa.
É necessário ter a cobertura para Acidentes Pessoais a Passageiros?
Até pouco tempo atrás, o Seguro APP (Seguro para Acidentes Pessoais a Passageiros) era exigido apenas pela Uber em relação a seus motoristas. No entanto, depois de tornar-se lei, essa cobertura tão indicada tornou-se obrigatória. Muita gente ainda a confunde com o DPVAT ou pensa que o DPVAT é suficiente para cobrir despesas com esse tipo de acidente, o que não é verdade, pois tem uma indenização, além de bastante baixa, de difícil acesso por conta de sua burocracia. Mais que escolher entre um e outro, o mais interessante é pensar que ambos são complementares, inclusive porque são obrigatórios para quem trabalha no ramo de transportes.
O seguro para acidentes pessoais a passageiros é extremamente barato se comparado a outros e aos problemas que o motorista pode vir a ter com seus passageiros e, inclusive, com ele mesmo, pois o seguro cobre também a quem dirige. Além de poder ser contratado por um preço baixo, muitos seguros, como o chamado Seguro Auto Total, que é uma linha de seguros mais completa, costuma ter o seguro APP incluído na apólice. Vale aclarar que tal seguro não cobre os danos do veículo, tampouco danos a terceiros.
É importante ter a uma cobertura de lucros cessantes? Por que?
Sem dúvida. Por se tratar de uma ferramenta de trabalho, é importante ter uma cobertura de lucros cessantes incluída na apólice do seguro pois isso garantirá que, em caso de qualquer ocorrência indesejada em que o auto termine na oficina mecânica ou impossibilitado de circular, o profissional não deixará de trabalhar, pois a seguradora lhe oferecerá um auto temporário, ou, ainda, caso isso não ocorra, oferecerá o valor relativo ao que seriam os ganhos do mesmo se estivesse trabalhando normalmente com seu automóvel. E isso é indicado tanto para taxistas como para motoristas da Uber.
Para concluirmos, vale a pena retomarmos algumas questões a modo de recomendação. Primeiro: ser sempre transparente com a seguradora em relação ao uso ao qual será destinado o veículo, deixando claro, que ele será utilizado como uma ferramenta de trabalho, e não como um auto de passeio ou de uso eventual. Segundo: ter apenas um seguro contra riscos a terceiros é importante, mas no caso de taxistas e motoristas da Uber não basta, pois eles podem ter muitos problemas caso se envolvam em qualquer tipo de sinistro em que seus passageiros sofram danos corporais. Como havíamos dito anteriormente, trata-se de um seguro barato se contratado a parte e que muitas vezes consta na cobertura de um seguro de auto total. E, por último, para assegurar ainda mais a prosperidade do profissional e garantir que seu trabalho e seus rendimentos não parem diante de qualquer eventual problema mecânico ou de perda total, contratar também a cobertura de lucros cessantes.
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