Geral
Livro com nova ótica para a educação será lançado em Campo Grande
“Educar ou Transformar, por que não os dois?” reúne 16 autores de diferentes áreas
Quarta-feira, 15 Outubro de 2025 - 14:55 | Redação

“Educar ou Transformar, por que não os dois?”, o título já desperta uma reflexão sobre o poder transformativo da educação, e o livro, que será lançado nesta sexta-feira (17), às 8h, na Assembleia Legislativa, promete reunir conteúdos de diversas áreas para lançar um novo olhar sobre o tema, que contemple tanto alunos quanto professores. A obra é composta de materiais de 16 escritores, cada um especialista em áreas como educação, finanças, psicologia, entre muitas outras, sob a coordenação dos professores Fernanda Bentasol e Gabriel Molina.
“Olhando a educação de hoje, vemos que ela está muito aquém de transformar pessoas, e nós entendemos que a educação pode transformar realidades, por meio da educação o ser humano se torna uma pessoa melhor. Quando você trabalha com a educação, você abre uma vertente para a transformação da realidade, do comportamento”, define a coordenadora Fernanda Bentasol. O livro acredita na transformação de professores e alunos por meio da educação humanizada, vertente que Fernanda e Gabriel vêm trabalhando por meio de cursos e treinamentos com professores e diversos tipos de profissionais.
O foco nos educadores é por entenderem o papel essencial que eles têm na formação das crianças, mas muitas vezes esses profissionais estão sobrecarregados e não se sentem valorizados. “Muitos professores estão doentes e acabam transferindo isso, como uma contaminação coletiva. Deveria ser uma profissão prazerosa, que impacta vidas, mas acaba gerando frustrações, afastamentos médicos. O maior objetivo é que os profissionais se posicionem e se tratem, se sintam vistos e possam absorver conhecimentos que vão além da parte pedagógica, como até mesmo a educação financeira, para evitar que se enredem em empréstimos e outras armadilhas”, detalha Gabriel.

Além de serem de diversas áreas, os coautores são de várias cidades de Mato Grosso do Sul, como Campo Grande, Dourados, Nova Andradina, Jardim, Porto Murtinho, Bela Vista e Aquidauana, cada um falando de sua realidade e de sua área de especialização. “Visando tratar várias áreas da vida dentro do escopo da educação humanizada e transformativa”, completa Fernanda. Segundo os coordenadores, o público-alvo são todos que exercem um papel de educador, não só professores. “Pessoas curadas curam pessoas, não passam traumas, não levam essas questões para a sala de aula”, definem.
Fernanda Bentasol é turismóloga de formação, mas atualmente atua como professora universitária e estrategista de negócios empresariais. Gabriel Molina é professor da Rede Estadual, pedagogo e escritor.
Serviço: O lançamento do livro “Educar ou Transformar, por que não os dois?”, publicado pela Life Editora, será realizado na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul (Alems), nesta sexta-feira, dia 17, a partir das 8h. A Alems está localizada na Av. Desembargador José Nunes da Cunha, s/n - Jardim Veraneio, dentro do Parque dos Poderes. Evento aberto ao público e com entrada gratuita.
Últimas Notícias
- Arte - 17:17 Oficina gratuita em Campo Grande aborda gestão cultural
- MPMS e Agepen - 16:59 Convênio aprimora monitoramento em casos de violência doméstica
- Campo Grande - 16:32 Campo Grande sediará 1º Encontro Centro-Oeste ICLEI Brasil
- Justiça - 16:06 Condenados têm aumento de pena
- Saúde - 15:50 Futura Unidade de Saúde em Dourados será referência em MS
- Oportunidades - 15:39 Universitários que querem estudar na UFGD podem se inscrever em seleção
- Oportunidades - 15:00 Bracell e MS Florestal buscam novos talentos e ofertam salário de R$ 7,5 mil
- Literatura - 14:55 Livro com nova ótica para a educação será lançado em Campo Grande
- Reconhecimento - 14:36 Juiz do TJMS é homenageado por projeto que une leitura e sustentabilidade
- Capoeira - 13:59 Imersão celebra a ancestralidade da Capoeira Angola em Campo Grande