Geral
Trabalhador terá jornada reduzida para acompanhar filhos com TEA
Um trabalhador de uma empresa pública federal conseguiu reduzir sua jornada de trabalho em 50%, sem necessidade de compensação de horas ou perda salarial
Sexta-feira, 21 Junho de 2024 - 10:10 | Laura Cação

Um trabalhador de uma empresa pública federal em Dourados conseguiu reduzir sua jornada de trabalho em 50%, sem necessidade de compensação de horas ou perda salarial, para acompanhar multiprofissionalmente seu filho, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e sua filha, diagnosticada com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Segundo a sentença emitida pelo juiz do trabalho Hélio Duques dos Santos, do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, a empresa pública foi condenada a reduzir a jornada de trabalho do empregado em 50%, equivalente a 22 horas semanais, sem prejuízo salarial e sem necessidade de compensação de horas. A redução deverá ocorrer no período da manhã, pois as atividades multidisciplinares são realizadas nesse período.
"É fato notório que as crianças atípicas exigem dos pais ou responsáveis uma atenção e disponibilidade de tempo maiores em comparação aos cuidados demandados por crianças típicas. Essas crianças com deficiência necessitam de tratamentos especializados, com atividades multidisciplinares", afirma o juiz na sentença.
Os cuidados especiais estão previstos no artigo 2º, inciso III, da Lei nº 12.764/2012, que institui a Política Nacional dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, estabelecendo "a atenção integral às necessidades de saúde da pessoa com transtorno do espectro autista, objetivando o diagnóstico precoce, o atendimento multiprofissional e o acesso a medicamentos e nutrientes".
Além disso, o juiz enfatiza que a responsabilidade pelo atendimento integral dos direitos das pessoas com TEA não é apenas da família, mas de todos, incluindo o Estado. Sendo a reclamada uma empresa pública federal, ela tem o dever legal de fornecer tratamento prioritário e apropriado para assegurar o pleno exercício dos direitos individuais e sociais e a completa integração social da pessoa com deficiência.
No dia 18 de junho, foi comemorado o Dia Mundial do Orgulho Autista. Essa data é uma iniciativa da organização Aspies for Freedom e tem por objetivo conscientizar as pessoas que autismo não é uma doença, que produz formas distintas e atípicas de pensamento, mobilidade, interação, processamento sensorial e cognitivo, e que deve ser respeitada.
O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é celebrado em 2 de abril. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o objetivo é difundir informações para a população sobre o autismo e, dessa forma, reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.
Últimas Notícias
- Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito - 13:30 Urandir Oliveira assume a presidência de conselho de pesquisas avançadas
- Frio - 13:00 Aberto, Parque acolhe população de rua
- Obras no Estado - 12:10 Novos investimentos em rodovias impulsionam desenvolvimento em MS
- Tráfico de drogas - 11:50 Usuário aponta local de comércio de droga e casal é preso
- Garantia de direitos - 11:30 MPMS atua para fortalecer inclusão e garantir a prioridade legal de atendimento
- Meio ambiente - 11:10 Apuração do MPMS sobre turvamento de rios em Bonito cobra ação do Imasul
- Saúde - 10:47 Casos de dengue são 6.796 registrados no MS
- Ponta Porã - 10:30 DOF apreende veículos carregados com mais de 1 tonelada de drogas
- MS Vacina Mais - 10:09 Governo entrega câmaras refrigeradas a nove núcleos regionais de Saúde
- Educação - 09:40 Obras paradas de escolas municipais são retomadas