Geral
TJMS tem maior índice do País em conciliação nos Juizados
Dados foram apresentados pelo Conselho Nacional de Justiça
Domingo, 02 Junho de 2024 - 15:32 | Pedro Henrique Fursts

Foi divulgado em Brasília na última terça-feira pelo Conselho Nacional de Justiça o relatório Justiça em Números 2024 - ano-base 2023. Diante aos dados apresentados, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) destacou-se como o mais rápido no 2º Grau, com tempo médio de apenas dois meses do início do processo até a decisão dos desembargadores, e com o maior índice de conciliação nos Juizados Especiais, com 31,7%.
Este índice é dado pelo percentual de sentenças e decisões resolvidas por homologação de acordo em relação ao total de sentenças e decisões terminativas proferidas. Os resultados demonstram a celeridade do trabalho dos desembargadores do Tribunal de Justiça de MS e as ações desenvolvidas pelo presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais de MS, Des. Alexandre Bastos, e pela juíza diretora dos Juizados de Campo Grande, Elisabeth Rosa Baisch.
O TJMS apresenta também ainda a terceira maior produtividade de magistrados, com 2.250 processos, em média, baixados por magistrado em atuação. No que se refere aos indicadores de produtividade por servidor da área judiciária, durante o ano de 2023 cada servidor baixou, em média, 189 processos, segundo no ranking dentre os tribunais de mesmo porte, e acima da média nacional. Mato Grosso do Sul teve ainda o terceiro maior número de casos por magistrado, com 1.897, também acima da média nacional de 1.766 dentre os tribunais estaduais.
Outro dado que merece destaque no relatório divulgado nesta terça-feira é o 100% no Índice de Atendimento à Demanda (IAD), ou seja, a quantidade de processos baixados no ano correspondeu ao número de novos casos que ingressaram no mesmo período. Este indicador verifica que o Tribunal foi capaz de baixar processos em número equivalente ao quantitativo de casos novos.
Destaque positivo do TJMS no relatório, o Tribunal mais uma vez foi a manutenção de 100% de nos processos em formato eletrônico nos dois graus de jurisdição. Os resultados apresentados reafirmam o compromisso do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul com a busca contínua pela excelência na prestação jurisdicional, contribuindo para a efetivação dos direitos dos cidadãos e para o fortalecimento do sistema de Justiça no Estado.
Desde que assumiu a Presidência do TJMS, o Des. Sérgio Fernandes Martins tem, dentre seus pilares de gestão, o pronto atendimento e plena satisfação ao jurisdicionado e à classe dos advogados. Os números observados demonstram a efetividade das ações já realizadas neste biênio que visam melhorar ainda mais a prestação jurisdicional do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul.
Últimas Notícias
- Financeiro - 09:30 Receita exigirá CPF de cotistas em todos os fundos de investimento
- Passageiros - 09:00 Em Três Lagoas, App tem rotas, horários e mapa de trajeto dos ônibus
- Câmara Municipal - 08:30 Impacto social e ambiental do lixo será debatido em audiência no dia 3
- Campo Grande - 08:00 Solenidade na segunda-feira vai celebrar Dia do Obreiro Evangélico
- Oportunidades - 07:30 FAC abre inscrições para curso gratuito de artesanato natalino
- Prefeitura - 07:00 Núcleo inédito vai atender mães atípicas
- Economia - 18:05 CMN simplifica crédito rural a populações tradicionais e extrativistas
- Executivo Municipal - 17:35 Prefeitura doa área para instalação do segundo campus do IFMS na Capital
- Combustíveis - 17:20 Preço médio da gasolina comum em Dourados é de R$ 6,27, aponta Procon
- Legislação - 17:10 Projeto prevê medidores de velocidade em veículos do Governo de MS

