Geral
TJMS tem maior índice do País em conciliação nos Juizados
Dados foram apresentados pelo Conselho Nacional de Justiça
Domingo, 02 Junho de 2024 - 15:32 | Pedro Henrique Fursts

Foi divulgado em Brasília na última terça-feira pelo Conselho Nacional de Justiça o relatório Justiça em Números 2024 - ano-base 2023. Diante aos dados apresentados, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) destacou-se como o mais rápido no 2º Grau, com tempo médio de apenas dois meses do início do processo até a decisão dos desembargadores, e com o maior índice de conciliação nos Juizados Especiais, com 31,7%.
Este índice é dado pelo percentual de sentenças e decisões resolvidas por homologação de acordo em relação ao total de sentenças e decisões terminativas proferidas. Os resultados demonstram a celeridade do trabalho dos desembargadores do Tribunal de Justiça de MS e as ações desenvolvidas pelo presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais de MS, Des. Alexandre Bastos, e pela juíza diretora dos Juizados de Campo Grande, Elisabeth Rosa Baisch.
O TJMS apresenta também ainda a terceira maior produtividade de magistrados, com 2.250 processos, em média, baixados por magistrado em atuação. No que se refere aos indicadores de produtividade por servidor da área judiciária, durante o ano de 2023 cada servidor baixou, em média, 189 processos, segundo no ranking dentre os tribunais de mesmo porte, e acima da média nacional. Mato Grosso do Sul teve ainda o terceiro maior número de casos por magistrado, com 1.897, também acima da média nacional de 1.766 dentre os tribunais estaduais.
Outro dado que merece destaque no relatório divulgado nesta terça-feira é o 100% no Índice de Atendimento à Demanda (IAD), ou seja, a quantidade de processos baixados no ano correspondeu ao número de novos casos que ingressaram no mesmo período. Este indicador verifica que o Tribunal foi capaz de baixar processos em número equivalente ao quantitativo de casos novos.
Destaque positivo do TJMS no relatório, o Tribunal mais uma vez foi a manutenção de 100% de nos processos em formato eletrônico nos dois graus de jurisdição. Os resultados apresentados reafirmam o compromisso do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul com a busca contínua pela excelência na prestação jurisdicional, contribuindo para a efetivação dos direitos dos cidadãos e para o fortalecimento do sistema de Justiça no Estado.
Desde que assumiu a Presidência do TJMS, o Des. Sérgio Fernandes Martins tem, dentre seus pilares de gestão, o pronto atendimento e plena satisfação ao jurisdicionado e à classe dos advogados. Os números observados demonstram a efetividade das ações já realizadas neste biênio que visam melhorar ainda mais a prestação jurisdicional do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul.
Últimas Notícias
- Nota de Repúdio - 12:12 Defensoria repudia grito de guerra violento de novos soldados da PM
- Polícia Militar - 11:53 Passageiro de ônibus é preso transportando skunk em Corumbá
- Meio Ambiente - 11:32 Governo suspende queima controlada até Novembro no Estado
- Comunicação - 11:15 Três Lagoas amplia rede de Wi-Fi público 'TresLagoar' na cidade
- Programa Recomeçar - 10:51 Prefeitura amplia acesso a moradia para famílias de pessoas com microcefalia
- Aniversario de CG - 10:32 Desfile dos 126 anos de Campo Grande já tem inscrições abertas
- Saúde - 10:15 Paciente do SUS pode ser atendido por planos de saúde gratuitamente
- Acidente - 09:52 Condutora diz que não viu moto em acidente
- Tentativa de homicídio - 09:17 Mulher é baleada no Parque do Lageado
- Fronteira - 09:00 Hospital Regional de Ponta Porã será investigado pelo Ministério Público