Geral
TJMS instala a 4ª Vara de Violência Doméstica contra a Mulher nesta sexta
Na véspera do Dia Internacional da Mulher, a nova vara se soma à 3ª Vara de Violência Doméstica que já funciona no local no atendimento
Quinta-feira, 06 Março de 2025 - 16:31 | Da redação

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul irá instalar nesta sexta-feira (7) a 4ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, que funcionará na Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande.
Na véspera do Dia Internacional da Mulher, a nova vara se soma à 3ª Vara de Violência Doméstica que já funciona no local no atendimento de demandas que envolvem medidas protetivas. Com essa iniciativa, o Poder Judiciário de MS dobrará sua capacidade de processamento dessa demanda na capital do Estado.
A nova vara fortalecerá a rede de proteção às mulheres e aprimorará o combate à violência doméstica, proporcionando um ambiente especializado, com profissionais capacitados para oferecer suporte psicológico e jurídico às vítimas. Com a disponibilização de duas varas para medidas protetivas, a administração do Tribunal de Justiça pretende acelerar o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e proporcionar uma resposta mais efetiva para esses casos.
Desta forma, a cerimônia de inauguração da nova vara e a apresentação da juíza que assumirá as funções na respectiva unidade judiciária estão marcadas para as 15h desta sexta-feira, na Casa da Mulher Brasileira, que fica localizada na Rua Brasília, Lote A, quadra 2 s/n, no bairro Jardim Imá.
Estrutura – A 4ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher contará com espaços dedicados à assistência social, atendimento psicológico, arquivo de processos e cartório, além de um gabinete para o juiz e uma sala de apoio.
Saiba mais – O TJMS já possui, em plena atividade, três Varas Especializadas em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher: a 1ª e a 2ª Varas têm competência para o julgamento das ações penais, enquanto a 3ª Vara é responsável pela análise de medidas protetivas e pela execução de penas (restritivas de direitos e suspensão condicional da pena) dos processos de violência doméstica e familiar contra a mulher. A 4ª Vara, que entra em atividade a partir de amanhã, terá a mesma competência da 3ª Vara.
Últimas Notícias
- Homicídio - 18:54 Autores de homicídio a golpes de faca são presos em Campo Grande
- Mercadistas - 18:32 SuperAMAS’25 vem aí: confira a programação e inscreva-se!
- Saúde - 18:18 Nova lei institui cordão de fita para identificar quem tem fibromialgia
- Campo Grande - 17:54 Após tentar fugir, homem é preso com 1 tonelada de maconha
- Poder Público - 17:36 Defensoria amplia atendimento na Casa da Mulher Brasileira na Capital
- Surto? - 17:04 Vereadora é agredida ao chegar à Câmara em Nova Andradina
- Economia - 17:00 Acordo para abrir no feriado na Capital
- Em menos de 24 horas - 16:48 Agressor de pessoas em situação de rua é preso
- Campo Grande - 16:28 Agetran interdita ruas neste 26 de Agosto, feriado na Capital
- Nacional - 16:00 Senado debate estratégias de combate ao feminicídio