Geral
TJMS aprova instalação de duas varas de sucessões em Campo Grande
Cada unidade judiciária poderá se dedicar exclusivamente às matérias sucessórias
Sábado, 23 Agosto de 2025 - 17:35 | Redação

Na sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, realizada nesta quinta-feira, dia 21 de Agosto, os desembargadores aprovaram proposta de resolução que altera a Resolução nº 221, de 1º de Setembro de 1994, para autorizar a instalação da 1ª e 2ª Varas de Sucessões da comarca de Campo Grande, decorrentes do desmembramento das varas de família e sucessões da Capital, além da instalação da 3ª Vara Cível da comarca de Paranaíba e da 2ª Vara de Iguatemi.
A medida da administração do Tribunal de Justiça, sob a presidência do desembargador Dorival Renato Pavan, visa dar maior celeridade e eficiência ao julgamento de processos, sobretudo nas ações de inventário e arrolamento. A criação de duas varas de sucessões permitirá o desmembramento das competências, assegurando que cada unidade judiciária se dedique exclusivamente às matérias sucessórias.
Com a instalação das novas varas de sucessões, as varas de família, do mesmo modo, passarão a concentrar exclusivamente as demandas familiares, o que também permitirá mais agilidade no andamento desses processos.
Também com enfoque na melhoria da prestação jurisdicional no primeiro grau, a Presidência do Tribunal de Justiça propôs a instalação da 2ª Vara de Iguatemi e da 3ª Vara Cível de Paranaíba, visto que as varas nessas comarcas estão sobrecarregadas. As propostas foram aprovadas por unanimidade pelos desembargadores do Órgão Especial.
A próxima etapa consistirá na regulamentação de como será distribuído o acervo de processos e, de acordo com o presidente do Tribunal, a administração está promovendo as adaptações necessárias nos fóruns locais, além da ampliação do quadro funcional, para que a instalação das novas varas ocorra no mês de outubro deste ano.
Últimas Notícias
- Paz Social - 18:09 Ponta Porã institui Plano de Enfrentamento à Violência contra Mulheres
- Homicídio - 17:50 Autora de assassinato a facadas é presa no Nova Campo Grande
- Poder Judiciário - 17:35 TJMS aprova instalação de duas varas de sucessões em Campo Grande
- Zé Pereira - 17:03 Vídeo: Moto estacionada é destruída por carro em alta velocidade
- Saúde Pública - 16:57 Campanha alerta para falhas na prescrição de antibióticos em hospitais
- Nova Campo Grande - 16:33 Briga de casal termina com morto esfaqueado na rua da capital
- Educação - 16:09 Inscrições no Enem PPL podem ser feitas a partir de 6 de Outubro
- Saúde - 15:58 Comissão rejeita inclusão de canetas emagrecedoras no SUS
- Poder Judiciário - 15:15 Comarca de Campo Grande não terá expediente nos dias 25 e 26 de Agosto
- Correção - 14:58 Delegado afirma que motorista baleado no Buriti sobreviveu