Geral
Tempo seco exige atenção redobra com a saúde dos olhos e do nariz
A Defesa Civil Estadual possui um sistema de alerta para celulares cadastrados
Terça-feira, 01 Setembro de 2020 - 11:36 | Yara Borges

Os últimos dias não têm sido fáceis para o sul-mato-grossense. O tempo seco e o clima de deserto que permanecem no Estado têm prejudicado a saúde muita gente. Ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz são os problemas mais comuns. Mas a piora em doenças pulmonares e dores de cabeça podem ser registradas em alguns casos.
Por causa do tempo seco, a Defesa Civil Estadual emitiu mais dois alertas de perigo nesta terça-feira (1º). Foram quatro nos últimos sete dias. A situação demanda atenção e cuidado da população por causa das altas temperaturas aliadas a baixa umidade relativa do ar, na casa dos 10%.
Elaborados com dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os alertas valem para todo o Estado, sendo que as regiões Centro, Norte, Leste, Sudoeste e Pantanal devem ser mais afetadas.
Para driblar as condições desfavoráveis à saúde, as orientações são básicas. Especialistas dizem que é necessário aumentar o consumo de líquido e evitar atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, entre 10h e 16h. As pessoas devem ainda usar hidratante para pele e umidificar o ambiente. Bebidas diuréticas, como café e álcool, também devem ser evitadas.
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS), a previsão de tempo para os próximos dias é nada animadora. O clima seco e as altas temperaturas devem ficar no Estado até o início da primavera, que inicia em 22 de setembro.
Nesse período, o calor previsto é de 36°C, considerada acima da média histórica para o mês - que varia entre 18°C e 33°C. Em todo o Estado, a chuva deve vir só no fim do mês, o que deve amenizar o clima.
Aviso na palma da mão
A Defesa Civil Estadual possui um sistema de alerta para celulares cadastrados. Quem quiser receber por SMS avisos climáticos importantes pode enviar uma mensagem de texto para o número 40.199 com o CEP de interesse. O serviço é gratuito.
Um único usuário pode cadastrar mais de um CEP para receber os alertas e poderá optar por deixar de receber o serviço quando desejar.
Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros Militar (telefone 193).
Últimas Notícias
- Luta Contra a Dengue - 19:00 Senac MS lança jogo em realidade virtual para conscientizar sobre a dengue
- Campo Grande - 18:57 Empresário tem arsenal apreendido
- Operação Para - 18:34 Quatro integrantes de organização criminosa são presos em Dourados
- Justiça - 18:12 INSS devolve mais de R$ 1 bilhão a beneficiários com descontos ilegais
- Cultura - 17:55 Audiência pública debate política de fomento à cultura nesta sexta-feira
- Transporte - 17:32 Audiência Pública na Câmara debate reativação da Ferrovia Malha Oeste
- Música - 17:23 Festival reúne bandas de diferentes gerações e estilos nesta sexta-feira
- Operação - 17:12 Funcionários e ex-funcionários da Caixa são alvos de operação da PF
- Campo Grande - 17:00 Vídeo: Restaurante de sushi é interditado após denúncias
- Saúde Pública - 16:45 Dourados intensifica vacinação antirrábica e abre pontos de imunização