Geral
Audiência Pública na Câmara debate reativação da Ferrovia Malha Oeste
Malha Oeste é uma ferrovia de 1.973 km que conecta Mairinque (SP) a Corumbá (MS)
Quinta-feira, 14 Agosto de 2025 - 17:32 | Redação

A Câmara Municipal de Campo Grande promove, na sexta-feira, dia 15, às 9 horas, Audiência Pública para debater a Reativação da Ferrovia Malha Oeste. O debate foi proposto pela vereadora Luiza Ribeiro. A reativação da Malha Oeste é importante para otimizar o escoamento da produção do Estado, reduzindo custos logísticos, além de ser estratégica para a Rota Bioceânica, ligando o Brasil aos portos do Pacífico, por meio da integração com a malha ferroviária boliviana.
Já confirmaram presença no debate o chefe de missão do Consulado da Bolívia em Corumbá, cônsul Simons William Durán Blacutt; o ministro da carreira diplomática e coordenador nacional dos Corredores Rodoviário e Ferroviário Bioceânicos, João Carlos Parkinson de Castro; o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu; secretária de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira; o deputado federal por Mato Grosso do Sul Vander Loubet; deputado federal por São Paulo Jilmar Tatto; Zeca do PT, deputado estadual em MS; José Augusto Valente, ex-secretário de Política Nacional de Transportes; e Paulo João Estausia, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL).
“A retomada da Malha Oeste pode transformar a logística do nosso Estado, impulsionar o comércio internacional, gerar empregos e fortalecer a integração latino-americana. É fundamental que todos os atores — do Brasil e da Bolívia — estejam unidos nesse diálogo”, destacou a vereadora Luiza Ribeiro.
O debate, segundo a vereadora, atende a uma solicitação do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Bauru e Mato Grosso do Sul (STEFBU), juntamente com o deputado estadual Zeca do PT e o deputado federal Vander Loubet.
A Malha Oeste é uma ferrovia de 1.973 km que conecta Mairinque (SP) a Corumbá (MS). Conforme a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), a infraestrutura da Malha Oeste, incluindo sua via permanente, encontra-se depreciada. Durante anos, a atual concessionária realizou investimentos em patamares insuficientes para a sua manutenção, o que acarretou perda da capacidade de transporte.
Acompanhe – A Audiência Pública na Câmara Municipal de Campo Grande é aberta ao público e inicia às 9 horas. Terá ainda transmissões ao vivo pela TV Câmara, no canal 7.3, e no Youtube da Casa de Leis.
Últimas Notícias
- Record TV - 15:00 Gaby Spanic sobre A Fazenda: ‘Queria sair como uma rainha, defendendo minhas mulheres’
- Economia - 14:57 Clientes podem quitar contas de energia com até 80% de desconto em MS
- Meio Ambiente - 14:33 Bonito reforça fiscalização contra descarte irregular na Estrada do Quati
- Integração - 14:14 Campo Grande sediará Fórum Sul-Americano da Rota Bioceânica
- Cultura - 13:50 Sesc MS realiza show gratuito que homenageia grandes intérpretes da MPB
- Pós-graduação - 13:30 UFGD abre inscrições para mestrado e doutorado em diversas áreas
- Dignidade - 13:00 Empregadores firmam acordos com MPT-MS
- Economia - 12:19 Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,7%
- Oportunidades - 11:51 Governo de MS realiza leilão de mais de 2,8 mil mobiliários
- Reciclagem - 11:35 Drive-Thru da Reciclagem chega à 16ª edição em Campo Grande