Geral
Supremo mantém direitos políticos da ex-presidente Dilma
Maioria entendeu que não cabe ao STF desfazer votação do impeachment
Sábado, 23 Setembro de 2023 - 14:18 | Agência Brasil

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta sexta-feira (22), manter os direitos políticos da ex-presidente Dilma Rousseff. Por maioria de votos, a Corte rejeitou uma ação do extinto PSL para anular parte da decisão do Congresso Nacional que votou pelo impeachment de Dilma, em 2016.

Na ação, o partido questionou a validade da realização de duas votações no plenário do Senado para decidir sobre a perda do cargo e a inabilitação para exercício da função pública de Dilma. Na votação, que foi presidida pelo ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski, Dilma sofreu impeachment, mas teve os direitos políticos mantidos pela maioria dos senadores.
Seguindo voto proferido pela relatora, ministra Rosa Weber, a maioria dos ministros entendeu que não cabe ao Supremo desfazer a votação do impeachment.
"Conquanto se reconheça a relevância das questões formuladas nestes autos, tem-se, como óbices intransponíveis, a inviabilidade da repetição da votação, assim como da substituição judicial do mérito da decisão tomada pelo Senado Federal", disse a ministra.
A manifestação da relatora foi acompanhada pelos ministros Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Alexandre de Moraes também rejeitou a ação, mas por questões processuais. Para o ministro, partidos políticos não podem entrar com mandado de segurança coletivo no STF.
O caso é julgado pelo plenário virtual da Corte, modalidade na qual os ministros inserem os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial. A votação vai até às 23h59 de hoje.
Últimas Notícias
- Amplavisão - 13:50 Menos candidatos não garante melhor qualificação, por Manoel Afonso
- Polícia - 13:32 Condenado por tentar matar a esposa há 20 anos é preso em MS
- Polícia - 13:02 Polícia elucida execução brutal em MS
- Clima - 12:19 Equipes atuam para reduzir impactos do temporal em Dourados
- Educação - 11:36 Cinco dicas para estudar matemática para concursos e vestibulares
- Fim de ano - 11:08 Papai Noel Mergulhador no Bioparque
- Nacional - 10:50 Prêmio de R$ 44 milhões da Mega-Sena será sorteado neste sábado
- Meio Ambiente - 10:32 Eldorado inicia operação de planta de secagem de lodo biológico em MS
- Saúde - 10:17 Entidades médicas alertam para prescrição de testosterona para mulher
- Mulheres na Ciência - 09:50 Professora de MS é premiada por pesquisa sobre fungos resistentes no Pantanal

